Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Marco de Canaveses: Marco de Canaveses assinala Dia Internacional da Protecção Civil
terça-feira, 3 de março de 2015 Publicado por Unknown

O Dia da Protecção Civil, celebrado anualmente a 1 de Março, foi assinalado no Marco de Canaveses com a apresentação do livro “TERRA - Portal de Vida, Planeta do Homem”, da autoria de J. Emanuel Queirós. “Uma obra diferente, que traduz um olhar integrado e perspicaz sobre a Terra e as suas dinâmicas com o Homem”, referiu Nelson Guimarães, Comandante Operacional Municipal da Protecção Civil, durante a apresentação da obra.

Remontando ao ano de 2010, o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, desafiou o autor e colaborador da Autarquia, a elaborar um manual para os riscos, com procedimentos e comportamentos a adoptar em situação de risco.

Contudo, Emanuel Queirós sentiu necessidade «não de fazer um manual, mas sim uma reflexão mais profunda sobre o Universo, a Terra e o Homem. Tentar perceber melhor o mundo em que vivemos, o que há para lá da nossa existência, a nossa relação com a Terra e, por conseguinte, perceber melhor o que somos», sublinhando que «Terra somos, Terra seremos».

Sendo a vida um processo de contínuo esclarecimento e aprendizagem, «é fundamental que reflictamos sobre o Planeta Terra, essa Casa Colectiva, maternidade do Cosmos», frisou o autor que considera «fulcral olhar para a Terra e para o Homem como um todo uníssono». «Este livro foi construído com base na ideia do risco e, como tal, surge como um alerta para os problemas da Terra, ou melhor para os problemas do Homem. A Terra é um ser vivo, e ao tornarmo-nos mais conscientes do nosso lugar no mundo, tornamo-nos mais humanos», referiu J. Emanuel Queirós.

A publicação do livro “TERRA – Portal de Vida, Planeta do Homem” contou com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses que, «ao longo dos últimos anos tem vindo, juntamente com o seu Serviço Municipal de Protecção Civil, a realizar esse trabalho - por vezes silencioso - de pedagogia e de sensibilização junto da comunidade escolar, e com a criação inclusive dos Clubes de Protecção Civil», realçou o autor lembrando ainda que, «este ano, a Autoridade Nacional de Protecção Civil escolheu precisamente o tema "A Protecção Civil e a Educação para o Risco", para assinalar a efeméride, o que vem reforçar o importante papel que as escolas têm na preparação dos jovens em situações de catástrofes», concluiu.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, felicitou o autor por «esta interessante obra, uma viagem de reflexão sobre essa ligação do Homem à Terra, de sermos Terra e voltarmos à Terra», acreditando que «esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para nos conhecermos melhor, como seres vivos e de perceber melhor o Planeta Terra, que somos todos nós».

Para Manuel Moreira, «é fundamental que possamos incutir desde cedo, junto das nossas crianças e jovens, essa mensagem que todos somos agentes da Protecção Civil. As novas gerações são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências, mas como transmissores às suas famílias de uma cultura de prevenção e de segurança. Só deste modo será possível criar uma verdadeira cultura de Protecção Civil», frisou.

Refira-se ainda que, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses preparou diversas acções de sensibilização dirigidas aos alunos do Concelho, e que estão a ser dinamizadas pelo seu Serviço Municipal de Protecção Civil em parceria com vários agentes de protecção civil locais (PSP, GNR, Bombeiros Voluntários) e com os representantes das escolas.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Marco de Canaveses: Marco de Canaveses assinala Dia Internacional da Protecção Civil"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html