Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro deslocou-se a seis Freguesias para prestar contas e ouvir os municipes
terça-feira, 24 de março de 2015 Publicado por Unknown

No âmbito da iniciativa de prestação de contas à população, de apresentação das prioridades de investimento para o mandato que termina em 2017 e da  discussão de outros assuntos de interesse para o Município,  José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião e Paulo Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião deslocaram-se no passado dia 21 de março, às freguesias de Valadares, Frende, São Tomé de Covelas, Santa Cruz do Douro, Santa Leocádia e Gestaçô.

Em todas as freguesias o autarca baionense deu a conhecer a forma como o bem público foi gerido nestes últimos anos, explicou as opções do executivo e ainda ouviu os anseios dos baionenses presentes.

Ao vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, coube a  tarefa de apresentar as contas relativas aos dois mandatos anteriores, assim como as prioridades definidas para um plano plurianual de investimentos relativos ao mandato 2013-2017.

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS PARA 2015

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, nas freguesias de Valadares, Frende, São Tomé de Covelas, Santa Cruz do Douro, Santa Leocádia e Gestaçô, destacou as áreas onde vão ser efetuados os principais investimentos em 2015.

Segundo o edil Baionense a autarquia vai continuar a investir na Educação, " previmos investir um total de 1.122 mil euros, dos quais, 321 mil euros com as refeições escolares, 738 mil euros com o transporte escolar e 18 mil euros para a transferência para os agrupamentos escolares destinados ao aquecimento, ao expediente e limpeza e para apoiar os planos de atividades".

Ao nível da saúde, o autarca destacou " o investimento no apoio à fixação de médicos, através de arrendamento das habitações no montante de 14 mil euros".

De salientar que este executivo já investiu na atração e fixação de médicos para o concelho, bem como na unidade móvel de saúde o montante de 225 mil euros.

No sector das acessibilidades, mobilidade e acesso a bens e serviços públicos essenciais a autarquia prevê um investimento de cerca de 1.400 mil euros.

José Luís Carneiro referiu também que " 408 mil euros serão transferidos para as Juntas de Freguesia, através do acordo de execução".

"Pretendemos continuar com a qualificação dos Centros Cívicos, nas freguesias de Frende, do Grilo, de Loivos da Ribeira e de Santa Leocádia e Mesquinhata, assim como a construção de Centros Comunitários em Tresouras, Teixeira, Gôve e Míguas e a conclusão do Centro Comunitário de Viariz", explicou José Luís Carneiro.

O autarca deteve-se ainda no valor das iniciativas de combate ao isolamento dos idosos, como por exemplo os passeios lúdico-educativos, e a festa de Natal dos idosos, e disse ainda que, em 2015 a autarquia lançará o programa "Viver Baião", programa este que tem como objetivo um passeio convívio de munícipes residentes no concelho de Baião com 60 ou mais anos de idade que lhes permita contactar com o património cultural, histórico e social do concelho de Baião.

Prioridades para as freguesias

Valadares

Para a freguesia de Valadares as prioridades são: A abertura e pavimentação de acesso à Igreja Paroquial, a extensão do passeio desde a zona do jardim-de-infância do Barroncal até à rotunda da junta de freguesia, a execução de passeio desde a zona do curro até à Igreja, a beneficiação de acesso à rua de Santo António, entre muitas outras obras de igual importância para a freguesia.

Frende

O Centro Cívico de Frende foi apresentado como a obra prioritária de 2015 para a Freguesia. Para além desta obra destacam-se as seguintes intervenções: Centro Comunitário “Cestas de Frende”; saneamento entre Cimo de Vila e Paço; arranjo do Largo do Cruzeiro; pavimentação do caminho da Raposeira, entre outras.

São Tomé de Covelas

A repavimentação da estrada da Granja; a qualificação da envolvente à sede da junta de freguesia; a qualificação da envolvente ao cemitério; a pavimentação da calçada de acesso ao cemitério; a qualificação da escola desativada e a construção do Polidesportivo; a pavimentação do caminho de Laviado; a pavimentação do caminho de Vinhozinhos; o acesso à Moitinha, foram estas as prioridades apresentadas para esta freguesia.

Santa Cruz do Douro

Para a freguesia de Santa Cruz do Douro as prioridades são: A construção da praça Camilo Castelo Branco e a construção de um bar (equivalente a um Centro Cívico); a pavimentação e o alargamento do caminho de Agrelos – Bairro; a reformulação da Capela Mortuária; a pavimentação a betuminoso do caminho do Lodão; o alargamento, pavimentação e execução de muros de suporte no caminho do Ribeiro; o acesso à Sr.ª da Ajuda, entre outras obras.

Santa Leocádia

Para Santa Leocádia foram elencadas as seguintes prioridades: Pavimentação da rua da Ferragem (2º fase); pavimentação da rua de Castanheira do Monte; Pavimentação da rua da Tapada; alargamento e pavimentação de alguns pontos na rua do Pilouquedo; alargamento e pavimentação do caminho das Carvalhas; condução das águas pluviais no caminho do Salgueiral; pavimentação da rua do Quinhancelo; requalificação e pavimentação do caminho de Vale de Soeiro; alargamento do caminho do Pinhadouro; entre outras prioridades.

Gestaçô

Para a freguesia de Gestaçô as prioridades para o mandato 2013-2017 são: A beneficiação da estrada em Carvalhais, entre o café Soeiro e a junta de freguesia, com a construção de passeios e a criação de lugares de estacionamento; a construção de polidesportivo ao ar-livre; a reconversão da antiga escola primária de Anquião para centro de convívio; a requalificação da parte inferior da junta de freguesia em Centro de Dia e Balneários; a requalificação do centro da Senhora da Graça; a beneficiação do piso na rua do Salgueiral; a pavimentação do acesso ao cemitério de Anquião; o alargamento entre o Fojo e o Centro Cívico; a pavimentação da rua dos Baiões e a repavimentação em betuminoso da rua de Furacasas.

Durante as sessões o executivo da Câmara Municipal de Baião deu a conhecer o novo Plano Director Municipal de Baião, prestou informações sobre a situação do Tribunal Judicial de Baião, das Finanças e do centro de Saúde.

Foi abordada também a temática da consolidação ou não da agregação das freguesias.

No final das sessões houve um espaço dedicado à interação dos políticos presentes nas sessões com público. Aqui os munícipes colocaram as suas questões mais pertinentes, quer relacionadas com os assuntos abordados quer com outros assuntos de interesse particular.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro deslocou-se a seis Freguesias para prestar contas e ouvir os municipes "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html