Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Baião nomeado coordenador do grupo governação da rede de ”Municípios” inteligentes (smart cities)
sexta-feira, 6 de março de 2015 Publicado por Unknown

A Câmara Municipal de Baião foi, a 5 de março, nomeada coordenadora do Grupo Governação da Rede de Cidades Inteligentes de Portugal (RENER Living Lab).

 Para José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, "Baião foi escolhido para coordenar a área das boas práticas no modelo de governação o que ilustra que as iniciativas que temos vindo a desenvolver nos últimos nove anos começam a ser reconhecidas.”

“O cumprimento do estatuto da oposição, as reuniões de câmara todas públicas e de modo descentralizado, a presidência aberta, o diálogo e a concertação com os cidadãos, associações, autarquias de freguesia na elaboração dos planos de actividade e orçamento, a prestação de contas nas diferentes freguesias do município, o atendimento público realizado pelo presidente e vereadores de forma descentralizada, entre outros exemplos, são práticas que contribuem para que os cidadãos se envolvam e participem na vida política. Nas eleições autárquicas, Baião é dos municípios com maior taxa de participação eleitoral do País. Temos que continuar este caminho e melhorá-lo", argumentou.

Neste momento integram a Rede de Cidades Inteligentes de Portugal 43 municípios. A rede constituiu cinco grupos de trabalhos a designar: Grupo da Governação; Grupo da Energia, Ambiente e Edificado; Grupo da Mobilidade; Grupo da Sociedade e Qualidade de Vida e o Grupo da Economia e Inovação.

Os 43 municípios vão participar nos grupos de trabalho que pretendem aprofundar projetos e boas práticas sendo que as coordenações efetivas dos grupos de trabalho já foram atribuídas. Mais tarde, estas coordenações poderão ser partilhadas com outros municípios (no máximo 2 municípios por grupo de trabalho).

A nomeação da coordenação do Grupo Governação foi atribuída ao Município de Baião devido às boas práticas de transparência e envolvimento do cidadão nas decisões políticas, traduzidas nas seguintes medidas: orçamento participado (prestação de contas; presidência aberta e criação do conselho consultivo do presidente); realização das Assembleias Municipais nas várias freguesias do concelho; iniciativa Câmara à Porta; abertura ao público de todas as reuniões da Câmara e criação dos Postos de Atendimento ao munícipe nas freguesias de Santa Marinha do Zêzere e de Ancede.

RENER Living Lab

O Município de Baião aderiu, no dia 5 de maio de 2014, à Rede de Cidades Inteligentes de Portugal (RENER), juntando-se a um conjunto de outros concelhos que constituíram, no Porto, uma “liga” de municípios preocupados com o desenvolvimento sustentável e com os desafios ambientais, tecnológicos, económicos e sociais.

Definido como um “laboratório” de soluções inovadoras para a vida urbana, a Rener Living Lab é gerida pelo centro de inovação Inteli. Teve a sua origem em 2009, com 25 municípios, enquanto Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica. No âmbito do Programa Nacional de Mobilidade Eléctrica, lançado pelo Governo Português, as cidades actuaram como locais de teste dos postos de carregamento e de sistemas de mobilidade inteligente.

Em 2013, a RENER LL apostou no alargamento temático da sua intervenção, incorporando outras áreas como a eficiência energética, as energias renováveis, a gestão de água e resíduos, a governação e cidadania, a cultura e o turismo, numa lógica de modelo holístico de ‘cidade inteligente’. Promoveu, ainda, ao longo de 2014, o alargamento geográfico da rede com a incorporação de mais 18 municípios nacionais, ganhando escala, massa crítica e capacidade de cooperação.

Na prática, cumpre aos municípios envolvidos partilhar boas práticas pelos membros da rede e cooperar em projetos em áreas como a mobilidade, a eficiência energética, o ambiente, a economia, a inovação e a governação sempre com o objetivo de promover a qualidade de vida do cidadão.

O novo quadro de programação dos fundos comunitários 2014-2020 define as “cidades inteligentes” (smart cities) como uma prioridade, aspeto que a Câmara Municipal de Baião valorizou ao tomar a decisão de integrar esta rede.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Baião nomeado coordenador do grupo governação da rede de ”Municípios” inteligentes (smart cities)"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html