Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Caretos de Lazarim andam à solta em novo Entrudo
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015 Publicado por Unknown

As tradicionais máscaras de Lazarim vão voltar a andar à solta entre os próximos dias 14 e 17 de fevereiro para celebrar o histórico “Entrudo de Lazarim”. Na pequena vila do concelho de Lamego, esta tradição ancestral substitui o ritmo acelerado do samba brasileiro por acordes mais genuínos e sai à rua para uma apresentação singular de encenações antigas da cultura portuguesa. Mais uma vez, este ano são esperados milhares de curiosos para verem de perto os caretos, esculpidos em madeira de amieiro, fruto de um trabalho meticuloso de artesãos locais, dispostos a preservar a memória histórica das suas gentes. A gastronomia, o artesanato, os produtos regionais e a música são os “pratos fortes” do evento.

O ponto alto do “Entrudo de Lazarim” ocorre com a leitura dos testamentos da comadre e do compadre na terça-feira de Carnaval. Nesta altura, tapam-se os ouvidos aos mais sensíveis, pois é o momento das verdades guardadas durante todo o ano se fazerem escutar, uma missão a cargo de dois jovens, vestidos de negro, que, desenrolando lengalengas, criticam os rapazes e as raparigas da terra. Mas, regra de ouro, só os solteiros podem criticar e ser alvo de chacota.

Após os testamentos serem pronunciados, é tempo para a realização de um cortejo até ao local onde o casal, representado por bonecos, é queimado simbolicamente. Atualmente, estes dois fantoches são peças de pirotecnia, que dançam e rebentam. Outro aspeto curioso destes testamentos é a atribuição de partes do corpo do burro àquele que está a ser satirizado. No final, para encerrar as comemorações do Entrudo é oferecido caldo de farinha e feijoada a todos os presentes, ao som de uma intensa animação musical.

Organizado em parceria pela Câmara Municipal de Lamego e pela Junta de Freguesia de Lazarim, este Entrudo promete continuar a ser o símbolo do sentir e da arte popular desta povoação, sempre em respeito pela autenticidade e pela tradição.
Mais informações em www.entrudo.lazarim.pt

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Caretos de Lazarim andam à solta em novo Entrudo"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html