Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Marco de Canaveses: Serviço Municipal de Protecção Civil: Aviso à população - Tempo Frio
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 Publicado por Unknown

De acordo com a informação atualizada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se uma diminuição progressiva da temperatura mínima nos próximos dias, com condições de tempo frio e seco e acentuado arrefecimento noturno.

Realça-se que, não obstante a necessidade de adopção das medidas preventivas e de protecção adequadas, o quadro meteorológico previsto é perfeitamente normal e enquadrável no período do ano em que nos encontramos.

EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

Piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior e terras altas;

Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras;

Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos eléctricos;

É necessário especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.


MEDIDAS PREVENTIVAS E DE AUTOPROTECÇÃO

A Direcção-Geral da Saúde recomenda a adoção das seguintes medidas:

Que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
O uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
A proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol);
A ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor;
Especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.


O Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses recomenda ainda:

Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;
Que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras;
Que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar;
Que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva;
Especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.


Para mais Informações:

Através da Linha Saúde 24 (808 24 24 24) poderão os cidadãos obter esclarecimentos adicionais sobre os efeitos do frio na saúde, medidas de autoproteção ou ser devidamente encaminhados para os serviços de saúde quando se justifique.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Marco de Canaveses: Serviço Municipal de Protecção Civil: Aviso à população - Tempo Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html