Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião e Resende: Serviço de Atendimento Permanente Noturno reabre no início do ano de 2015
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 Publicado por Unknown

O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro e Paulo Pereira respetivamente e o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Manuel Garcez Trindade, estabeleceram hoje (22 de Dezembro de 2014) um acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) noturno dos centros de saúde de Baião e Resende.
       
Para chegar a este acordo, os autarcas dos dois concelhos, conseguiram que a ARS-Norte assuma as despesas de manutenção, incluindo limpeza e valores correntes com água e luz, bem como pessoal administrativo e de enfermagem, enquanto as  autarquias terão de pagar ao pessoal médico.
         
Para os dois autarcas esta foi a “solução possível”.
         
"O desfecho é positivo, no entanto, muito positivo teria sido não acontecer o que aconteceu, o encerramento de um serviço às populações e a administração central demitir-se de uma responsabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", referiu José Luís Carneiro.
   
Questionados sobre a verba necessária, ambos os autarcas admitiram que terão de "cortar em outras prioridades", considerando que a saúde é "a primeira de todas as prioridades".
     
José Luís Carneiro vincou que o acesso a cuidados médicos é "um direito consagrado na Constituição", enquanto Garcez Trindade acrescentou que "não se está a falar apenas de emergência médica", sublinhando o recurso ao serviço por pessoas com doença aguda e ao aspeto tranquilizador.

"Deixar um concelho do interior sem serviço médico de noite é colocar as populações numa situação de desigualdade com outros territórios", foi a ideia que ambos os autarcas partilharam.
       
O Serviço de Atendimento Permanente noturno dos centros de saúde de Baião e Resende está previsto reabrir entre o final do mês de janeiro e o fim do mês de fevereiro de 2015.

No dia 31 de outubro, os municípios avançaram, em separado, com providências cautelares para suspender o encerramento do SAP entre as 00:00 e as 08:00, nos dias úteis.

A decisão de encerramento do SAP noturno entrou em vigor no dia 01 de novembro.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião e Resende: Serviço de Atendimento Permanente Noturno reabre no início do ano de 2015"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html