Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Marco de Canaveses: Concerto “Peregrinação Coral pelos Monumentos de Portugal” na Igreja de Soalhães
quarta-feira, 8 de outubro de 2014 Publicado por Unknown

O Município do Marco de Canaveses acolhe, no próximo dia 12 de Outubro, um concerto de música sacra medieval e renascentista portuguesa, apresentado em espaços semelhantes àqueles para os quais foi originalmente concebida. Uma proposta dos “Palcos do Românico” intitulada “Peregrinação Coral pelos Monumentos de Portugal”, pelo Capella Duriensis, a realizar na Igreja de S. Martinho de Soalhães, a partir das 16h00. A entrada é livre.

O contexto histórico-musical deste concerto abarca desde hinos do canto medieval gregoriano, como Aurea luce, em honra de S. Pedro e S. Paulo, e ambrosiano, como Te lucis ante terminum, uma oração medieval recitada no final do dia, para nos proteger de todos os perigos físicos e espirituais da noite, passando pela música associada ao rito bracarense e ao ofício litúrgico de Guimarães, dos séculos XVI e XVII, respetivamente, até a alguns dos mais ilustres compositores da época de ouro da polifonia portuguesa: Frei Manuel Cardoso, Duarte Lobo, Filipe de Magalhães, Vicente Lusitano, Pedro de Escobar e João Lourenço Rebelo.

Este último representa um dos expoentes máximos da produção musical do Portugal seiscentista, tendo sido um dos compositores que, mesmo sem sair do país, esteve em contacto com técnicas e estilos de composição que floresciam noutros países. Em consequência disso, a sua escrita valorizou o contributo de grandes coros, à maneira veneziana.

Esta particularidade torna-se evidente no motete Panis angelicus, escrito para sete vozes, criando um cenário rico e cheio de falsas relações harmónicas. A música de Rebelo tem características próprias, abordando sonoridades pouco vulgares na época em Portugal, mas ao mesmo tempo herdeira da grande tradição do rigoroso contraponto quinhentista.

Ao explorar dramaticamente o esplendor arquitetónico dos espaços interiores dos edifícios, recorrendo a apresentações encenadas e a equipamento luminotécnico portátil, é o nosso desejo proporcionar ao público uma experiência única, viajando pelo tempo através da música portuguesa de vários séculos.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Marco de Canaveses: Concerto “Peregrinação Coral pelos Monumentos de Portugal” na Igreja de Soalhães"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html