Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Comunicado do Presidente da Câmara de Resende, Dr. Manuel Trindade, sobre o encerramento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente)
segunda-feira, 11 de agosto de 2014 Publicado por Unknown

"Cara(o)s Munícipes:

Fui informado pela Sr.ª Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde - Baixo Tâmega que o serviço médico e de enfermagem do Atendimento Permanente a funcionar no nosso Centro de Saúde há cerca de quatro dezenas de anos durante as 24 horas, iria encerrar os serviços da meia-noite às 8 horas da manhã, a partir do próximo dia 1 de Setembro de 2014. Sendo assim, os habitantes de Resende e de uma franja da margem direita do Douro, contígua à Ponte da Ermida, ficam sem assistência médica e de enfermagem durante esse período da noite.

Mais uma vez Resende é afetado por encerramentos emanados do Poder Central: primeiro acabou com 4 freguesias, seguiu-se o tribunal e agora o SAP noturno. Relembrar que nestes últimos três anos nem um cêntimo foi investido no nosso concelho pelo atual governo.

O PSD-CDS local , habilidosamente, tentou disfarçar mais esta medida drástica do Governo, emitindo um comunicado onde demonstra a sua ignorância no assunto, exigindo ao Ministério da Saúde uma ambulância do INEM e ao responsabilizar a Câmara Municipal por não ter alternativas ou soluções.

Em primeiro lugar, a ambulância do INEM não tem médico nem enfermeiro, sendo apenas tripulada por bombeiros habilitados para transporte de doentes agudos, conforme se confirma no comunicado recente (8/8/2014) emitido pelos Bombeiros Voluntários de Resende.

Em segundo lugar, a Câmara Municipal de Resende não tutela serviços de saúde, como é sabido, ou deveria ser sabido pelos responsáveis do PSD-CDS local, pelo que não lhe cabe arranjar alternativas nem soluções, até porque não é responsável pelo encerramento do SAP.

A Câmara Municipal quer que se cumpram os direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa: que haja o máximo de igualdade na aplicação do direito aos cuidados de saúde. A Câmara Municipal exige a continuidade dos serviços no SAP do nosso Centro de Saúde, conforme tem sido feito até à data, tendo já manifestado esse desejo em carta dirigida ao Senhor Secretário de Estado da Saúde.

Resende, 11 de agosto de 2014"

O Presidente de Câmara,
(Dr. Manuel Garcez Trindade)


Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Comunicado do Presidente da Câmara de Resende, Dr. Manuel Trindade, sobre o encerramento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente)"

  1. Exmo Sr Dr Manuel Trindade, pelo que me pude aperceber, no que respeita a este assunto do encerramento do SAP, as forças politicas do concelho ainda andam na "guerra" de comunicados, com tal convicção que quase fazem acreditar os resendenses que isso vai resolver alguma coisa. Por isso reitero o meu comentário ao comunicado (08/08/2014) do presidente da Direção do Bombeiros: Encontrando-se Resende a muitos kl de curvas dos hospitais mais próximos, é mais um atentado, efetivamente, terrorista (dado o justo receio e temor que todo e qualquer resendense, ou visitante, tem em adoecer e ficar pelo caminho). É louvável o esclarecimento do Sr Joaquim Alves em representação da Direcção dos Bombeiros de Resende, concordo plenamente com o seu último paragrafo, a suposta ambulância será bem vinda, mas nunca irá substituir um SAP. Seria desejável que as forças politicas do concelho não acordassem tarde e más horas, como sucedeu com o assunto do encerramento do tribunal (seguindo a lógica das compensações: encerra SAP vem ambulância, encerrou tribunal será que vem autocarro para transportar os cidadão ao Tribunal mais próximo?), o passeio de 15 de Julho a Lisboa de nada serviu.
    Estarei errado, mas penso que estes assuntos (Justiça, Saúde, etc) interessa a todos os munícipes, independentemente da cor partidária, por tal razão entendo que as cúpulas partidárias deveriam ser as primeiras a ter o bom senso de dar o exemplo de união em prol dos interesses dos resendenses, em vez de andarem de forma isolada a ver qual o grupo partidário que tem mais iniciativas públicas, sigam a sabedoria popular (união faz a força), unam esforços e deixem-se de competição de iniciativas inócuas, a roçar o ridículo pela sua dimensão e ineficácia.

    PS: 1. mais uma ambulância é bem vinda, se será só tripulada por elementos dos bombeiros (sem médico e enfermeiro), não precisa ser das "amarelas" com a designação INEM, podem ser mesmo das normais, porque com os sinais de emergência ligados cumprem com igual rapidez os serviços de transporte de doentes :)
    2. Do orgão executivo a que o Sr Dr Trindade preside espera-se empenho e capacidade reivindicativa para exigir das entidades competentes a propalada igualdade de direitos neste caso na saúde, em termos mais amplos, diga-se que de nada serve comunicar á população que este governo não investiu nada em Resende, pois captar meios/investimento dos "amigos" é fácil até para quem não chora :) a habilidade politica, que se espera do executivo camarário, está em conseguir argumentar de forma credível e fundamentada junto do poder central, alertando-o para as necessidades do município e assim conseguir reivindicar atenção, ainda que, em tempos de crise, não seja para investimento, pelo menos que se evite desinvestimento como o verificado ultimamente.

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html