Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Eleições para o Parlamento Europeu debatidas em Lamego
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 Publicado por Unknown

Numa altura em que se assinala a contagem decrescente de 100 dias para as eleições europeias, Margarida Marques, representante da Direção Geral de Comunicação da Comissão Europeia, foi clara na conferência “As eleições para o Parlamento Europeu”, integrada na iniciativa nacional “(Re)enamore-se pela Europa – Agir, Reagir, Decidir”, ao afirmar que é necessário criar uma ligação mais forte entre os eurodeputados e os cidadãos. O debate, que juntou mais de 150 alunos do ensino secundário e superior das várias escolas do concelho de Lamego, bem como público em geral, revelou a importância deste ato eleitoral que se realiza no próximo dia 25 de maio.

“O Parlamento Europeu (PE) é a instituição parlamentar da União Europeia. Eleito por um período de cinco anos por sufrágio universal direto pelos cidadãos dos estados-membros, o PE é a expressão democrática de 500 milhões de cidadãos europeus”, referiu Margarida Marques, perante uma plateia atenta e entusiasmada. A chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal de 2004 a 2011 defende ser crucial que “o cidadão crie uma relação com os vários eurodeputados e que trave conhecimentos com os direitos e deveres da cidadania europeia”. “Estas eleições são diferentes das anteriores porque é a primeira vez que os deputados eleitos para o PE vão decidir o novo líder da Comissão Europeia. Por isso, os eleitores podem indiretamente decidir sobre quem vai liderar a Comissão Europeia, órgão executivo da UE, que tem o poder de iniciativa legislativa e supervisiona a implementação das leis”, concluiu.

Na abertura do debate, a vereadora com os pelouros da Cultura, Educação e Desporto do Município de Lamego, Marina Valle, reconheceu que “a Europa está distante, no entanto são estas ações que nos levam a pensar que as questões europeias são nossas, e não apenas uma questão política”. A vereadora sublinhou ainda a “importância dos cidadãos conhecerem bem os direitos e deveres europeus de forma a contribuírem para o fortalecimento da democracia europeia, e para uma Europa mais inclusiva”, sustentou.

O encontro juntou também à mesma mesa Álvaro Bonito (Diretor da ESTGL) e Paula Santos (Membro da Rede Team Europe da Comissão Europeia) que proferiram intervenções de grande qualidade. O objetivo desta iniciativa foi sensibilizar os cidadãos para a importância da sua participação nas próximas eleições para o Parlamento Europeu que irão decorrer em Portugal no próximo dia 25 de maio, dando a conhecer o reforço das competências desta instituição europeia, com destaque para os jovens que votarão pela primeira vez em 2014. Um debate que se revelou muito pertinente e com um público entusiasta que demonstrou muito interesse pelas temáticas abordadas.

Organizada pelo Centro de Informação Europe Direct e pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a rede dos Centros de Informação Europeia em Portugal, a iniciativa “(Re)enamore-se pela Europa” foi o mote para um conjunto de vários debates sobre as Eleições Europeias de 2014 que se realizaram a 14 de fevereiro último em 19 regiões de Portugal, onde os Centros Europe Direct estão localizados ou levam a efeito as suas atividades.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Eleições para o Parlamento Europeu debatidas em Lamego"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html