Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Resende no “ranking” de Transparência Municipal: Município é o melhor classificado no distrito de Viseu
quinta-feira, 28 de novembro de 2013 Publicado por Unknown

Resende é o Município do distrito de Viseu melhor classificado no “ranking” do Índice de Transparência Municipal (ITM), realizado pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC).

O “ranking” deste índice de transparência foi efetuado com base no levantamento da informação disponível nos sítios eletrónicos dos 308 municípios do país, segundo 76 indicadores agrupados em sete áreas.

Os 76 indicadores analisados referem-se à informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município, planos e relatórios, impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, relação com a sociedade, contratação pública, transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo.

De acordo com o estudo, Resende tem um ITM de 45 pontos (tendo o máximo sido de 61 e o mínimo de 7), classificando-se em 31.º lugar na tabela, num universo de 308 municípios e ocupando o primeiro lugar no distrito de Viseu.

Figueira da Foz, com 61 pontos, foi o município melhor classificado, seguindo-se Alfândega da Fé (59) e Batalha (58). Calheta e Santa Cruz das Flores (ambas nos Açores) e Montalegre ocupam os últimos lugares, apenas com sete pontos.

De referir que este estudo revela a visão estratégica dos municípios melhor posicionados na utilização dos instrumentos de comunicação digital enquanto instrumentos de transparência da sua atuação.

O Índice de Transparência Municipal é um projeto da Transparência e Integridade, Associação Cívica, desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; o Instituto Superior Técnico; o Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho e o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Resende no “ranking” de Transparência Municipal: Município é o melhor classificado no distrito de Viseu"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html