Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Cisterna de Lamego recupera memória da região
sábado, 9 de novembro de 2013 Publicado por Unknown

Imagens, sons, letras, vivências, tradições, estão desde sábado, 2 de novembro, disponíveis ao público, num espaço que se assume agora como um Centro de Memória. A Cisterna de Lamego voltou a conhecer a luz dia com a missão de recuperar a memória de gerações que, no quotidiano, deram vida à cidade e à região de Lamego.

Localizada no bairro do Castelo, a Cisterna congrega toda a sua força em torno do elemento água, ponto de encontro obrigatório da cidade medieval. Deste ponto de encontro, nasceu a ideia de fazer aquele espaço “devolver” o que ao longo dos séculos viu e ouviu, mas que encerrou no seu interior.

Deste ponto de vista e neste ponto de encontro transportado agora para o presente, os visitantes serão confrontados com o anonimato, que também lhes pertence, através da representação simbólica das gentes, tradições, ruas, paisagens, num projeto museográfico que privilegia a interação com os lamecenses e com toda a região.

Ao entrar na cisterna, o visitante mergulha no passado, onde múltiplas memórias são projetadas ininterruptamente nas pedras que, outrora, foram apenas espetadoras. Uma sonoplastia associa-se ao espaço, recordando 800 anos de sons quotidianos: o sino, o galo, o pedreiro, o pregão, a procissão, o choro e o riso…

Desafiado a “mergulhar” de uma forma inédita na memória quotidiana de séculos e gerações, ao visitante está ainda reservado o papel principal, o de artista, a quem caberá, em última análise, cultivar a memória da cidade e da região, procurando nas suas próprias memórias, registadas em fotografia, aquelas que, de alguma forma, revelam o passado de Lamego.

Numa estrutura de metal, que se estende no interior da cisterna, ganham vida doze caixas de luz. Aqui, 22 fotografias, todas anónimas, recordam já o que o tempo esmoreceu. É esta memória de gente comum, com afazeres comuns, com vidas comuns que a Cisterna de Lamego quer devolver, contando para isso com a colaboração de gente anónima que continua a construir o presente de Lamego e da região. Para tal, a Cisterna convida os lamecenses a trazer até si fotografias de outros tempos, que serão ali expostas.

A Cisterna de Lamego pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada é livre.



Os trabalhos de reabilitação são da responsabilidade da Câmara Municipal de Lamego e contaram com o apoio do Museu de Lamego.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Cisterna de Lamego recupera memória da região"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html