Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Lamego abre de novo avenida histórica aos peões e à circulação automóvel
terça-feira, 13 de agosto de 2013 Publicado por Unknown

Os lamecenses já podem apreciar o resultado final das obras de requalificação e valorização paisagística da histórica avenida Dr. Alfredo de Sousa, situada aos pés do Santuário dos Remédios. Desde o último sábado, 10 de agosto, é possível percorrer novamente a pé ou circular de automóvel nesta zona nobre da cidade de Lamego, após estar concluída a intervenção que tem como objetivo potenciar a sua componente turística e comercial, estando apenas a serem ultimados alguns trabalhos de pormenor. No âmbito de uma segunda fase, o projeto de requalificação do Espaço Público do Eixo Barroco, designação que assume esta empreitada, já está a avançar com a renovação da Av. Visconde Guedes Teixeira, num investimento total superior a 2,5 milhões de euros.

Promovido pela Câmara Municipal de Lamego, o projeto em execução é a mais importante intervenção efetuada nas emblemáticas avenidas desta cidade, desde a sua construção no início do século XX. Tal como o prometido, foram mantidos os quatro espelhos de água existentes na Av. Dr. Alfredo de Sousa, que refletem a imagem do escadório dos Remédios, bem como o monumento em homenagem ao Soldado Desconhecido. A regeneração do “coração” da cidade vai introduzir novos hábitos no dia a dia dos lamecenses, ao abranger uma vasta área que vai desde o posto de combustível situado junto ao Tribunal de Lamego até ao escadório dos Remédios, incluindo o Largo Camões.

Em concreto, a implementação do novo desenho urbano une as duas avenidas, através da supressão da circulação automóvel em torno do Soldado Desconhecido, e mantém as árvores existentes, para além da plantação de 113 novas, bem como reformula as zonas de estacionamento disponíveis. No subsolo, foi concretizada a renovação de todas as infraestruturas básicas, enquanto que à superfície foram utilizados materiais nobres e colocado mobiliário urbano moderno.

“Este projeto nasce da necessidade de requalificar o nosso centro urbano. Queremos a criação de valor económico e de condições de inclusão social que combata a desertificação e ajude a fixar a população, sobretudo os jovens. A intervenção no Eixo Barroco vai olhar para o futuro, mas também vai ler o passado nas suas múltiplas etapas. Acredito que revolucionará a qualidade de vida da cidade”, garante Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego.

Recorde-se que a melhoria da integração, mobilidade e articulação urbana desta zona com a restante cidade vai provocar importantes alterações na circulação automóvel em diversos arruamentos para uma melhor distribuição viária, consequência da eliminação da rotunda do Soldado Desconhecido. Na opinião de Francisco Lopes, a solução atual gera “conflitos” entre os peões e os veículos que a autarquia de Lamego quer pôr termo.

Após a conclusão deste projeto de regeneração urbana, vai nascer uma nova avenida de grandes dimensões sem quaisquer barreiras arquitetónicas e visuais, suscetível de passar a acolher iniciativas sociais e económicas de maior impacto. Instituições públicas e privadas (IGESPAR, EDP, juntas de freguesia, entre outras), através da celebração de acordos de parceria, estão envolvidas com a Câmara Municipal para garantir o êxito deste empreendimento. “A candidatura submetida à obtenção de fundos comunitários foi muito bem estruturada, considerada a segunda melhor do Norte do país. Queremos manter as funcionalidades normais das duas avenidas, mas dar prioridade aos peões de modo a dinamizar o comércio e tornar este espaço mais apelativo para receber grandes eventos sociais”, explica Francisco Lopes.



Orçado em 10 milhões de euros e comparticipado pelo QREN, o projeto Viver Lamego integra trabalhos já executados no Largo da Feira, no Bairro do Castelo, na rua da Olaria e na Encostinha com o objetivo de potenciar a componente turística e comercial da cidade.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Lamego abre de novo avenida histórica aos peões e à circulação automóvel"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html