Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Cereja de Resende com Centro Interpretativo: Certificação concluída no final da colheita
terça-feira, 7 de maio de 2013 Publicado por Unknown

No dia 2 de maio, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, deslocou-se à obra do Centro Interpretativo da Cereja, localizada no edifício da antiga escola primária de Vila Verde, na freguesia de S. Martinho de Mouros, acompanhado por Ana Soeiro, representante da Qualifica – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, e pelo Presidente da CER Resende – Cerejas de Resende, Associação de Promoção, Rogério Silva.

António Borges referiu na ocasião que no Município “Estamos a trabalhar em várias frentes para valorizar e projetar a cereja de Resende que é um produto determinante da nossa base produtiva mas que também representa a grande marca do concelho. Se tudo correr como previsto, no final da colheita deste ano estará pronto o dossier para a certificação e o nosso centro interpretativo, cujas obras decorrem a bom ritmo, poderá abrir ao público. São passos importantes para a promoção e para a valorização da Cereja de Resende e para a sua crescente importância nos mercados”.

O Município de Resende e a CER Resende estão a avançar com o processo de qualificação da cereja, com o objetivo de modernizar e conjugar a produção e a comercialização, nacional e internacional, desenvolver a certificação do produto final com o selo da Indicação Geográfica Protegida da Cereja do concelho e promover a marca registada da Cereja de Resende.

“Este processo faz com que o nome Resende fique reservado exclusivamente aos produtores de cereja da região que cumprem as regras. É isso que se pretende concretizar”, refere Ana Soeiro.

Recorde-se que o Centro Interpretativo da Cereja acolherá um espaço museológico e de investigação onde será feita a reposição do historial, espécies, origens métodos de cultivo, acompanhamento e uma mostra sobre as várias espécies e desenvolvimento da cerejeira em Resende. Para o efeito, a antiga Escola Primária está a ser totalmente reabilitada e ampliada contemplando, para além de uma zona administrativa, uma sala de exposições permanente e um espaço designado “cubo de vidro” de onde se parte para o espaço exterior que contém variadas espécies de Cerejeira a partir das quais se produzem a cereja, enquanto se usufrui de uma vista privilegiada sobre a Serra do Marão e o Douro.

Com um investimento total de cerca de 170.000 euros, este novo equipamento conta com o co-financiamento de 60%, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

De referir, ainda, que a Autarquia de Resende celebra a sua afamada cereja com o habitual Festival da Cereja que este ano irá decorrer entre os dias 8 e 9 de junho, numa mostra que apresenta o delicioso fruto sempre acompanhado de animação e música popular.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Cereja de Resende com Centro Interpretativo: Certificação concluída no final da colheita"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html