Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Montra de Oportunidades de Lamego deu “novas ideias” para o futuro dos jovens
sábado, 20 de abril de 2013 Publicado por Unknown

O Pavilhão Álvaro Magalhães, em Lamego, tornou-se, durante três dias, num polo de atração para milhares de jovens alunos, curiosos em conhecer a oferta que escolas, universidades, institutos politécnicos e outras instituições disponibilizam para prosseguirem os seus estudos e abraçarem depois uma carreira profissional de futuro. Organizada num contexto socioeconómico difícil no país, que torna as escolhas nesta idade ainda mais relevantes, a 4ª Montra de Oportunidades de Lamego procurou “dar novas ideias” aos jovens através da dinamização de diversos workshops, debates, concursos e muitos outros eventos em torno de três temáticas centrais e de particular importância: Educação/ Formação, Saúde/Bem-Estar e ExpoSocial.

O certame tentou mostrar a luz ao fundo do túnel, num momento em que os níveis de desemprego continuam a bater sucessivos recordes em Portugal e numa altura em que, mais do que nunca, é fundamental tomar as decisões certas em matéria de empregabilidade. Para além da oferta pedagógica direcionada para os jovens do ensino secundário, as entidades que marcaram presença nesta iniciativa também divulgaram oportunidades de formação e requalificação dirigidas a recém-licenciados e profissionais no ativo.

No interior do Pavilhão Desportivo Álvaro Magalhães, dezenas de instituições, interagiram e vivenciaram com o público, através de um diálogo franco e aberto, com o objetivo de ajudar a encontrar o seu talento ou áreas de interesse para uma aposta de futuro. Esta aproximação foi feita com a apresentação de projetos inovadores que estão a ser desenvolvidos no seio daquelas instituições.

No segundo dia, o maior certame de oferta educativa e empregabilidade realizado na região dedicou uma atenção muito especial à temática da Saúde e Bem Estar, abordando soluções inovadoras para os problemas sociais. Dentro desta área de interesse, Lamego organizou as I Jornadas de Saúde do Douro, dedicadas à Cidadania numa Sociedade em Crise. Em discussão esteve a atual realidade vivida pelos idosos, um grupo vulnerável a problemas como a pobreza, exclusão social, abusos e abandono. O evento contou com a presença de oradores académicos e profissionais de referência, nomeadamente José Pinto da Costa, médico no Centro Médico-Legal do Porto.

Numa altura em que a Europa comemora o Ano Europeu dos Cidadãos, refletindo acerca dos impactos da crise multidimensional no exercício da cidadania plena e igualitária, a ExpoSocial também assumiu uma pertinência crucial com o intuito de fomentar atividades intergeracionais, cruzando as potencialidades destas faixas etárias, dos produtos e serviços disponíveis nas organizações sociais no combate à defesa dos direitos humanos. A dinamização desta temática esteve sobretudo a cargo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) que promoveu, no último dia do certame, um grande evento solidário: “Por uma Cidadania com Criatividade”.

O dia de encerramento da Montra de Oportunidades de Lamego também ficou marcado pela assinatura de um protocolo de cooperação que cria as condições para o estabelecimento e funcionamento da futura Rede de Bibliotecas de Lamego, uma parceria que une 15 instituições locais que vão trabalhar em conjunto para criar uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho. Na calha, vai estar a otimização de atividades e recursos através de uma parceria efetiva que se concretizará na partilha de experiências. A assinatura do documento contou com a presença, entre outras personalidades, de Francisco Lopes, Presidente da autarquia, e de Fernando Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura.

Organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pelo Centro de Informação Europe Direct, em parceria com a ESTGL e a Casa do Pessoal do Hospital de Lamego, a quarta edição da Montra de Oportunidades teve o apoio e a cooperação de diversas instituições na definição da sua programação, uma colaboração que contribuiu decisivamente para que esta iniciativa seja cada vez mais inovadora, criativa e uma importante marca na região.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Montra de Oportunidades de Lamego deu “novas ideias” para o futuro dos jovens"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html