Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Cidadãos Independentes por Resende: «Medalhas e condecorações»
quarta-feira, 27 de março de 2013 Publicado por Unknown

Foi tornado público que, por proposta do Presidente da Câmara Municipal, António Borges, o Executivo Camarário e a Assembleia Municipal de Resende, deliberaram atribuir um conjunto de condecorações municipais a diversas personalidades do concelho que se distinguiram em diversas áreas.

Segundo a proposta apresentada por António Borges “a atribuição de condecorações honoríficas de âmbito municipal é uma forma de reconhecer a valia dos cidadãos que mais e melhor se distinguem na comunidade resendense, dela emergem ou se destacam". Ora é aqui que o CIR- Movimento de Cidadãos Independentes por Resende, que surgiu no âmbito da ação da Associação de Cidadãos Independentes Por Resende (ACIResende) diverge e se distancia da proposta do atual edil camarário.

De facto, estranhamos que o Presidente António Borges não tenha incluído nesta sua iniciativa diversas personalidades que, essas sim, se têm distinguido em diversas áreas do domínio público, mormente com especial relevo na esfera empresarial, como tem sido divulgado. Esses sim, numa altura de grandes dificuldades em que têm trabalhado para manter as suas empresas em funcionamento, enfrentando de forma obstinada os efeitos da crise que assolam o País, para garantir os postos de trabalho, mereciam ter sido lembrados e acarinhados.

No entanto, não estranhamos esta atitude do Eng.º Borges que nunca mostrou apetência para apoiar o mundo empresarial e nunca aceitou de bom grado destacar e reconhecer o sucesso desses nossos conterrâneos que muito têm feito pela nossa terra. Pessoas de caráter, dinâmicas e persistentes que muito têm contribuído para o bem estar social e para a divulgação e afirmação do nosso concelho na esfera regional.

Apesar de não pretendermos pôr em causa o valor e a projeção de algumas das pessoas condecoradas pelo bem que fizeram à sua terra, pelo seu envolvimento cívico, outras há que sendo realçadas nos deixam as maiores reservas relativamente aos critérios usados uma vez que ainda não deram provas cabais da sua valia ou dedicação de uma forma que se possa considerar meritória, abnegada e generosa para com a sua terra e para com os seus concidadãos.

Foram medalhados vários autarcas que agora estão em fim de mandato. Nesta perspetiva por que é que não foram reconhecidos ex-autarcas com provas dadas ao longo de vários mandatos que já não se encontram no ativo? Será que a amizade e a cumplicidade político-partidária falaram mais alto? Por que é que foram esquecidos arquitetos, filhos da terra que tanto contribuíram para a recuperação e requalificação do nosso património arquitetónico?

São atribuídas condecorações ao camarada Albano Santos e ao companheiro António Fonseca. Se temos fundadas dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pelo primeiro, porque não há qualquer obra da sua autoria que tenha contribuído para o engrandecimento e dignificação do concelho de Resende, já relativamente ao segundo a opinião generalizada é diferente. Mas assim sendo, a este nível de apoio ao próximo e de combate à exclusão, porque razão é que o Eng.º António Borges se terá esquecido de reconhecer o mérito, o trabalho e a dedicação ao próximo revelados por uma personalidade humilde mas de mérito inquestionável como foi a D. Deolinda Bengalas?

E os empresários do ano que persistem em investir no concelho e têm vindo a criar postos de trabalho e riqueza que muito tem contribuído para a manutenção e sobrevivência de algumas famílias?

Pelos vistos alguém teve o bom senso de reprovar o nome do arquiteto do Porto, filho do camarada Renato Sampaio, que foi o responsável por obras no nosso concelho a troco de chorudos contratos.

Na nossa modesta opinião, toda esta situação deveria ter assumido outros contornos bem diferentes, ou seja, dever-se-ia ter criado uma comissão isenta e qualificada com o objetivo de elaborar uma proposta fundamentada, alicerçada em critérios justos e que não suscitassem quaisquer dúvidas para que o ato assumisse a dignidade e o simbolismo que estivesse bem acima dos interesses partidários, até porque o valor da despesa em causa, não é de desprezar, no atual contexto de carência económica e financeira que o País atravessa.

Da nossa parte aqui fica este apontamento porque " à mulher de César não basta ser, tem de parecer."

Resende 25 de Março de 2013

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Cidadãos Independentes por Resende: «Medalhas e condecorações»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html