Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Acesso mais fácil ao lugar da Ferragem
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 Publicado por Unknown

Dezenas de habitantes do lugar da Ferragem, na freguesia de Santa Leocádia, receberam, na manhã de 23 de Fevereiro, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Baião, respetivamente José Luís Carneiro e José Pinho Silva, bem como o presidente da Junta de Freguesia local, Luís Miguel Pereira, durante uma visita à obra de beneficiação do acesso aquele lugar.

"Esta obra consistia num anseio muito antigo das populações que aqui habitam. Desde 1997 que me lembro de esta intervenção ser reivindicada", relembrou José Luís Carneiro, que esteve também acompanhado pelos vereadores Paulo Pereira e Manuel Durão. Para José Luís Carneiro a realização de intervenções de pequena dimensão destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações locais é tão importante para a dinamização do tecido económico local como as grandes empreitadas de regeneração urbana e de reordenamento da rede educativa.

O autarca fez referência ao importante trabalho desenvolvido pelo executivo da Junta de Freguesia, que estabeleceu o diálogo com os proprietários de parcelas de terreno naquele lugar e enalteceu, ainda, a colaboração destes proprietários, para que a obra pudesse realizar-se e contribuir para o “bem comum”.

Ao todo foram investidos 20 mil euros no acesso ao lugar da Ferragem, entre trabalhos realizados por administração direta e verbas canalizadas por intermédio de um protocolo formalizado entre a Junta de Freguesia e a Câmara de Baião. Esta obra será ainda alvo de uma segunda fase, que permitirá a pavimentação da totalidade do acesso, bem como o seu alargamento, até ao interior do lugar.

O presidente de Junta, Luís Miguel Pereira, congratulou-se igualmente pela realização da obra, cuja realização obrigou a um diálogo com um total de oito proprietários. “A execução desta obra exigiu muito esforço e dedicação da parte de todos nós, mas valeu a pena”, referiu.

Entre os moradores do lugar da Ferragem que fizeram questão de estar presentes na visita dos autarcas baionenses estavam José Ferreira e José Cardoso. No entendimento do primeiro a obra é tão importante que já devia estar concretizada “há muitos anos”. O segundo – um dos proprietários que cedeu parcelas de terrenos – relembra os fracos acessos existentes no passado e mostra-se orgulhoso pela obra “jeitosa” que tornou o lugar “mais embelezado”.

A manhã de visita a obras no lugar de Santa Leocádia contemplou ainda uma deslocação à rua das Estivadas, próximo de Balde, que foi alvo de beneficiação por intermédio de um protocolo de financiamento entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal e que está a ser infraestruturada com redes de água pelas equipas de administração direta da autarquia.

Naquela rua têm sido construídas diversas habitações, o que denota a crescente atratividade daquele lugar. Durante a visita a comitiva cruzou-se com Vítor Costa, natural de Leça do Balio (Matosinhos), que ali construiu uma segunda habitação. “Este lugar é fantástico. Se pudesse reformar-me e vir viver de vez para aqui era o que fazia. Sinto-me muito bem aqui”, refere este cidadão, para quem a beneficiação da rua através da execução de uma pavimentação e de redes de abastecimento de água é importante para o lugar. “Sei de mais pessoas que aqui querem construir casa e de outras pessoas de foram que aqui gostam de viver. Estes investimentos são muito importantes”, observa.

Durante a visita às obras José Luís Carneiro abordou ainda outros investimentos previstos para a freguesia, como sejam a segunda fase do Centro Cívico que incluirá a ampliação do polidesportivo de ar-livre, possibilitando a prática de desporto federado, bem como a aquisição de mobiliário urbano; ou a beneficiação do lugar da Lage, que devido à sua antiguidade será alvo de uma intervenção de requalificação “muito cuidada” para que não seja descaraterizado.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Acesso mais fácil ao lugar da Ferragem"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html