Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Lamego Digit@l: um mundo tecnológico bem perto
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 Publicado por Unknown

Abriu as portas ao público em maio de 2007 e desde então os lamecenses, sobretudo os jovens, têm acorrido ao local para acederem gratuitamente à internet em banda larga, através de 15 postos informáticos, ou usufruírem da oferta de rede wireless. A prestar um serviço único no concelho, o espaço Lamego Digit@l assume a dianteira no combate à infoexclusão junto da população e ajuda a afirmar Lamego na sociedade da informação e do conhecimento.

Os números não enganam. De junho de 2007 a dezembro de 2012, passaram por ali 74726 utilizadores, uma média de 620 pessoas/mês que utilizam as tecnologias de informação e da comunicação. Os técnicos asseguram, em permanência, a receção, o apoio e a orientação de referência a todos aqueles que procuram este serviço, localizado no edifício do Bloco da Feira, junto ao futuro Centro Multiusos de Lamego.

Recentemente, o espaço Lamego Digit@l tem intensificado o leque de parcerias com várias instituições públicas da região com o objetivo de proporcionar experiências interativas a um maior número de pessoas que querem aprofundar os conhecimentos relacionados com esta área. Com o Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Portas P´ra Vida estabeleceu, por exemplo, um protocolo de cooperação que visa facultar condições adequadas para um aumento da qualidade de vida de pessoas com paralisia cerebral ou situações neurológicas semelhantes. Esta parceria pretende estimular a sua criatividade e torná-los cidadãos mais ativos. Outro exemplo de colaboração é o acordo celebrado com o Ministério da Justiça, através da Direção Geral de Reinserção Social, vocacionado para a prestação de trabalho a favor da comunidade, através do desenvolvimento de atividades socialmente úteis.

Para além de suprimir uma lacuna que existia anteriormente na cidade – a ausência de um serviço público de acesso gratuito à internet -, este equipamento destaca-se pela dinamização de um programa de ações de formação e reflexão sobre as tecnologias da informação, dirigido a diferentes faixas etárias. A iniciativa Faz-te ao Espaço! é uma experiência de aprendizagem que estimula a iniciação ao conhecimento tecnológico. Cada “astronauta” utiliza, durante esta aventura, o seu computador como uma estação espacial, integrando as competências e os conteúdos curriculares associados ao 1º ciclo do ensino básico.

Todos os anos, o espaço Lamego Digit@l também assinala o Dia Europeu Internet Segura organizando iniciativas inéditas no concelho. Na última edição, um encontro juntou cerca de 40 idosos do projeto Sénior ConVida e alunos da Universidade Sénior de Lamego e as crianças vencedoras do prémio Microsoft Escola Inovadora, que estudaram no Centro Escolar do Sudeste (Ferreirim). O trabalho desenvolvido junto da população idosa é, aliás, um vetor essencial da ação desta infraestrutura. Neste sentido, disponibiliza todas as semanas os seus postos informáticos à Universidade Sénior para despertar a curiosidade tecnológica e aumentar a familiarização e autonomia na área informática.

Para o ano que agora se inicia, Lamego Digit@l promete reforçar a divulgação de projetos no domínio digital e a realização de ações de sensibilização e formação, destinadas a públicos-alvo específicos.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Lamego Digit@l: um mundo tecnológico bem perto"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html