Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Realeza esteve no cantar das Janeiras em Ancede
terça-feira, 29 de janeiro de 2013 Publicado por Unknown

O Encontro Concelhio de Cantares das Janeiras que se realiza em Ancede, pelo 11º ano consecutivo, foi visitado, no passado dia 26 de Janeiro, pela realeza. Não se tratou de uma visita dos três reis magos que povoam o imaginário desta época do ano, foi antes el-rei D. Manuel I quem se deslocou aquela vila para fazer um anúncio aos baionenses. 

Acompanhado pela rainha e por um séquito, o monarca dirigiu-se às centenas de expectadores que assistiam à iniciativa para anunciar que este ano se comemoram cinco séculos desde a atribuição do foral ao concelho de Baião. A animada representação serviu para transmitir a mensagem de que uma grande celebração irá ter lugar nos dias 1 e 2 de Junho na vila de Baião. 

Em jeito de esclarecimento complementar, o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, explicou que a autarquia pretende valorizar este acontecimento, por via de uma recriação histórica, como forma de dar a conhecer a história do concelho desde o período da pré-história (5000 anos antes de cristo), até à época contemporânea. 

“Todos estão convocados para fazer parte deste grande momento da história do nosso concelho. Contamos com a participação das associações, das juntas de freguesia, dos agrupamentos de escolas e de todos os baionenses que queiram dar corpo a esta celebração que pretende valorizar a história do concelho e atrair milhares de visitantes à vila de Baião”, observou. O autarca explicou que o programa das celebrações irá ainda incluir a publicação da “História Económica e Social de Baião”, entre outras iniciativas. 

Antes, tinham usado da palavra o presidente da Junta de Freguesia de Ancede e o presidente da Assembleia Municipal de Baião. José Lima congratulou-se pelo facto de o cantar das janeiras em Ancede se ter convertido já numa marca para o concelho e para a freguesia. O autarca de freguesia aproveitou a oportunidade para proceder à entrega de apoios ao associativismo às duas entidades mais representativas da freguesia: a Banda Marcial de Ancede e a Associação Desportiva de Ancede. 

O presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, destacou a “manifestação de cultura” que este evento constitui e salientou o trabalho e a dedicação das centenas de baionenses que se dedicam ao associativismo em todo o concelho.

MÚSICA E SOLIDARIEDADE 

À imagem de anos anteriores, o cantar das janeiras ficou marcado por uma forte participação das associações e dos cidadãos do concelho. Ao palco subiram as associações “Os Alegrinhos” (Campelo), “Amigo” (Gôve) e Associação Desportiva de Ancede; os Ranchos Folclóricos de Baião, Gestaçô, Ancede e Valadares; a Banda Marcial de Ancede e a Escola de Música da Casa do Povo de Campelo; e ainda um grupo da Paróquia de Tresouras e outro constituído por jovens das paróquias de Santa Leocádia, Ribadouro e Ancede. 

Para além dos cantares das janeiras e das melodias interpretadas com recurso ao violino, à viola e a outros instrumentos, destaque também para a recolha de fundos levada a cabo pelos jovens das paróquias de Santa Leocádia, Ribadouro e Ancede, tendo em vista o apoio humanitário a São Tomé e Príncipe.

ESTREANTES FORAM CONQUISTADOS 

Entre os muito espectadores presentes no evento contavam-se vários estreantes. O casal Carlos e Paula Ventura reside em Vila Nova de Gaia e está em Ancede pela primeira vez. Integram um grupo com mais de vinte pessoas e aceitaram o convite dos amigos Francisco e Maria Andrade para ali passarem o fim-de-semana. “Este evento é uma maravilha. Está muito bem organizado e tem um ambiente muito acolhedor”, nota Carlos Ventura. Junto dele, Francisco Andrade mostra-se “satisfeito” por dar a conhecer parte do concelho de Baião aos seus amigos. “É um gosto tê-los cá e podermos divulgar a terra e ajudá-la a desenvolver”, completa Maria Andrade.

Naturais e residentes em Ancede são também Lurdes Pinheiro e Elisabete Barbosa. A primeira nunca tinha assistido ao encontro de cantares das janeiras, mas a amiga Elisabete convenceu-a e Lurdes acabou por vir na companhia dos filhos Tiago e David. “Gostei muito, vou passar a vir cá sempre que puder”, refere Lurdes. Entre os filhos, Tiago dizia ter gostado de todas as atuações, enquanto David destacava a presença de um amigo no rancho folclórico de Ancede. Para o ano talvez seja ele também um dos participantes no encontro das janeiras.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Realeza esteve no cantar das Janeiras em Ancede"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html