Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer: Mesão Frio assinalou dia com Filandorra – Teatro de Nordeste
sexta-feira, 5 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio acolheu, a convite da Filandorra – Tetro do Nordeste, o espetáculo “À Manhã”, peça escrita por José Luís Peixoto. A atividade surgiu no âmbito do Dia Mundial da pessoa com doença de Alzheimer, no dia 21 de setembro, tendo em conta o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. A companhia de teatro exibiu a peça, de 20 a 23 de Setembro, em parceria com várias entidades, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio.

A Associação da Região do Douro para Apoio a Deficientes (ARDAD) e a Associação 2000, de Santa Marta de Penaguião, estiveram também presentes, fazendo-se representar por um significativo número de utentes que também presenciou o espetáculo. Na tarde de lazer e convívio, estiveram ainda presentes elementos da Cruz Vermelha, alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio e ainda, outras entidades locais.

O espetáculo privilegiou a proximidade e contou com a encenação de David Carvalho e com a representação de Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Bruno Pizarro e Silvano Magalhães. A peça “À Manhã” retrata o quotidiano do mundo rural abordando como principais problemas o despovoamento e o envelhecimento da população. A ação desenrola-se numa aldeia envelhecida e desertificada do interior do país, com cinco personagens, que dão corpo aos seus próprios desejos e receios, centrando-se, na personagem principal, uma mulher que já não reconhece os rostos da sua aldeia.

David Carvalho, diretor da Filandorra – Teatro do Nordeste, afirmou: “para nós o teatro e a comunidade são muito importantes. Nós achamos por bem, comemorar o dia mundial da pessoa com doença de Alzheimer, de uma forma diferenciada, sendo que tínhamos que escolher uma Santa Casa da Misericórdia e das Misericórdias que há em toda a nossa área de abrangência, achamos por bem escolher a de Mesão Frio, porque é do Alto Douro e porque eu também tenho uma relação de privilégio e de amizade com o Provedor e Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio e convém referir que, a Filandorra tem protocolo há vários anos com a Câmara Municipal. Tínhamos que fazer uma opção e parece que resultou, parece-me que a aposta foi ganha, pois ultrapassou as expectativas e estiveram bastantes pessoas”, referiu notoriamente satisfeito. Segundo o diretor da companhia de teatro, o objetivo da peça é “dar aos mais novos a ideia de que quando chegarem a esta idade, é preciso perceber que o tempo tem estas vidas todas.”

Marisa Carreira, coordenadora do Projeto “3 Saberes” – Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), explica como surgiu a atividade: “O CLDS trabalha a temática do envelhecimento e as questões ligadas à ocupação dos tempos livres dos idosos, agarrou esta oportunidade e convidou todos os utentes do Projeto “3 Saberes”, explica, assinalando a importância da atividade: “é uma iniciativa muito boa para sensibilizar as pessoas para a doença de Alzheimer, porque nós, na Santa Casa, temos exemplos de pessoas com esta situação e os próprios familiares e funcionários apercebem-se da dificuldade que é lidar com esta problemática, que começa inicialmente pelo esquecimento, mas que a curto prazo evolui, aumentando a dificuldade no acompanhamento e tratamento dos doentes.”

Maria Raquel Alves, utente da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, declarou: “gostei muito da peça, da história e de ver toda a gente aqui reunida.” Por sua vez, Rosa Félix, que também assistiu à peça, afirmou “A história retrata o início do Alzheimer, que infelizmente é uma doença bastante má. Acho que a peça retratou muito bem essa doença.”

Esta iniciativa, para além de estar inserida no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, teve como objetivo sensibilizar comunidade relativamente a esta doença degenerativa que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer: Mesão Frio assinalou dia com Filandorra – Teatro de Nordeste "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html