Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defendeu a valorização dos recursos endógenos como fator de desenvovimento ecónomico, em iniciativa promovida pela AHRESP
terça-feira, 16 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

“Há um ano atrás apoiei a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) na luta contra o aumento do IVA na restauração, hoje, investido ainda de mais funções políticas reitero esse meu apoio, em benefício do desenvolvimento económico e da promoção do emprego”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, na sessão de abertura do Workshop subordinado ao tema “Restauração como parte do desenvolvimento regional”, o qual integra o projeto Restaurante do Futuro, que decorreu a 15 de Outubro, no Douro Palace Hotel Resort & SPA .

Para José Luís Carneiro “esta preocupação inscreve-se na valorização dos recursos endógenos dos territórios e na valorização da nossa memória e identidade. A utilização dos recursos endógenos competitivos, o aproveitamento das características locais específicas, a aposta na diferenciação são fatores de desenvolvimento económico local”

Carlos Costa, professor e diretor do Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro, ao usar da palavra e mencionou que “há cerca de dois anos que está trabalhar neste projeto de investigação “Restaurante Futuro”, tendo como área de estudo a região do Douro e no próximo mês estará terminada a 1ª fase do mesmo. Este projeto promovido pela AHRESP, e levado a efeito pela idtour ( empresa spin-off da Universidade de Aveiro), pretende identificar os principais fatores competitivos e de sucesso para o setor da restauração no futuro, sendo que uma das áreas abordadas está ligada à problemática da implementação de modelos de negócio, cada vez mais eficazes e eficientes, que permitam potenciar a sustentabilidade do negócio e estimulem o impacto e a incorporação de produtos e serviços da base económica regional em que se inserem”.

“O Turismo é um dos setores mais transversais da economia. A sua definição é difícil. Considero o turismo como sendo o combustível para o desenvolvimento local”, acrescentou.

Carlos Costa terminou a intervenção com a vontade de regressar no final do mês de Novembro ao Douro, para apresentar as conclusões do Projeto Restaurante do Futuro.

O presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, considerou que a associação que preside tem feito a conquista do Sul para Norte, sendo o responsável por essa conquista no Norte, Joaquim Ribeiro, Sócio Gerente do Douro Palace Hotel e atual presidente do Grupo do Setor dos Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local da AHRESP.

Mário Gonçalves referiu que a AHRESP e a idtour desde Fevereiro que realizaram oito Workshop`s nas mais diversas temáticas, desde as tecnologias à restauração e a sua importância no desenvolvimento local. Nesta última temática, o presidente da associação defende a descida do IVA para 13%, como sendo um elemento estratégico para a dinamização da economia de Portugal. “Caso a descida do IVA na restauração não se verifique teremos o encerramento de cerca de 39 mil empresas e ficarão em causa 100 mil postos de trabalho”, sublinhou.

Terminou a sua intervenção com uma palavra de coragem dirigida aos jovens estudantes presentes na plateia “tenho a certeza que o setor vai revitalizar”, disse convicto.

O painel de reflexão que se seguiu contou com os oradores Francisco Diniz, professor associado com Agregação e Investigador Principal na UDTAD; Pedro Carvalho, coordenador do Departamento de Investigação, Planeamento e Estudos da AHRESP e Rui Fraga, Vice- Presidente da Direção da HT. Douro.

No final procedeu-se à entrega dos prémios referente ao Concurso de Ideias “Mentes Brilhantes…na Restauração”, iniciativa integrada no projeto Restaurante do Futuro e que envolveu cerca de uma centena de participantes, que consubstanciaram 32 candidaturas válidas, para as três categorias a concurso: Geral; Douro e Escolas.

Na categoria Escolas o projeto vencedor foi de Patricia Ribeiro, Joana Martins e Jéssica Peixoto, designado de “RestaurART, Restaurante com Arte”; o vencedor da categoria do Douro foi José Sacavém com o projeto “Historiall – Restaurante do Futuro” e na categoria Geral Sara Vieira foi a vencedora com o projeto “Viagem”.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defendeu a valorização dos recursos endógenos como fator de desenvovimento ecónomico, em iniciativa promovida pela AHRESP"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html