Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Câmara apoiou meia centena de criadores da Raça Arouquesa
quinta-feira, 30 de agosto de 2012 Publicado por Unknown

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, enalteceu a importância da aposta na criação de gado para a economia concelhia e elogiou o esforço e empenho dos cidadãos que se dedicam a esta atividade. O autarca falava no dia 23 de Agosto, durante a atribuição dos prémios do tradicional concurso pecuário, integrado nas Festas Concelhias e de S. Bartolomeu.

Este foi o segundo ano em que a Câmara Municipal de Baião atribuiu apoios aos criadores de gado da raça arouquesa sedeados no concelho, no valor de 100 euros por cada espécime da raça arouquesa nascido e criado no concelho no ano anterior. Ao todo foram apoiados um total de 49 criadores, proprietários de 121 animais da raça arouquesa nascidos e criados em Baião durante o ano de 2011, o que totaliza um valor de 12 mil e 100 euros em apoios atribuídos e eleva para cerca de 21 mil euros o valor dos apoios atribuídos desde 2011 neste âmbito.

Para José Luís Carneiro a criação de gado da raça arouquesa representa “um importante contributo para a manutenção dos modos de vida tradicionais do concelho ao traduzir-se numa fonte de rendimento para as famílias que se dedicam à agricultura”. O autarca referiu, ainda, que a preservação desta raça autóctone é relevante para o concelho, visto que Baião é um dos municípios que acolhe um maior número de exemplares desta espécie, que se encontra disseminada na extensão do território nacional compreendida entre os concelhos de Arouca e de Celorico de Basto.

Para além dos apoios entregues aos criadores da raça arouquesa, a Câmara Municipal de Baião contribuiu, também, desde 2006, com apoios financeiros na ordem dos 45 mil euros, para a realização de várias edições dos concursos de gado organizados nas freguesias de Loivos do Monte e de Ovil (neste caso, o concurso realiza-se, alternadamente, em cada ano, entre as duas freguesias), de Valadares e ainda para o concurso pecuário das Festas Concelhias e de S. Bartolomeu.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Câmara apoiou meia centena de criadores da Raça Arouquesa"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html