[ ]
Notícias de Última Hora
Primeira Nota Pastoral do Sr. D. António Couto sobre a Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios
terça-feira, 14 de agosto de 2012 Publicado por Unknown

A festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira principal da cidade de Lamego, é o tema da primeira Nota Pastoral redigida pelo novo Bispo de Lamego, D. António José da Rocha Couto, datada de 11 de Agosto de 2012.

A Nota começa por referir que “Nossa Senhora dos Remédios é, com certeza, nas suas coordenadas culturais e religiosas, o ponto mais alto (falo de outras alturas) da cidade de Lamego, mas também de toda a nossa Diocese de Lamego”. Mas não só da Diocese: “muita gente humilde e devota do inteiro Portugal e até do estrangeiro, acorre a este lugar alto (a Bíblia chama «lugar alto» [maqôm], mais alto do que eu, aos santuários de Deus) para, juntamente connosco, bater a esta porta aberta desta Casa da Mãe de Deus e nossa Mãe, à procura de algum consolo para as suas dores e de um bocadinho de esperança para a sua vida.”

Nesse sentido, compete à Igreja lamecense “pôr a mesa e acender a lareira, para que esta Casa da nossa Mãe seja um lar belo e acolhedor, onde todos aprendamos outra vez a sentir-nos verdadeiramente filhos e irmãos.”

Com esta Nota, o Prelado da Diocese apela a “todos os Movimentos e todas as Comunidades Paroquiais espalhadas pelo espaço da nossa Diocese de Lamego, com os seus párocos e fiéis, acólitos e porta-estandartes, a marcarem presença activa, peregrinante e orante, de modo a enchermos de Fé, de Amor e de Esperança todos os caminhos que vão dar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.”

A Nota continua indicando os vários momentos de preparação para a festa, com a realização da novena, entre 30 de Agosto e 7 de Setembro (a partir das 6h da manhã, recitação do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Eucaristia; às 18h, oração mariana, orientado pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras); a procissão do dia 6 de Setembro, logo a seguir à oração da manhã, da imagem de Nossa Senhora dos Remédios para a Igreja das Chagas, na cidade de Lamego.

Segundo a Nota, no dia 8 de Setembro, às 10h00 será celebrada a Solene Eucaristia, presidida, pela primeira vez, pelo Sr. D. António Couto e, às 16h00, “terá lugar a Solene Procissão que, saindo da Igreja das Chagas e atravessando as ruas da cidade, se dirigirá para o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.”

O Sr. D. António Couto termina esta Nota Pastoral com um convite: “Aproveitemos este tempo de graça para renovarmos a nossa Alegria cristã e a nossa Dedicação à Mãe de Deus e Mãe nossa, que sempre nos acolhe na sua Casa e nos conforta nos seus braços maternais.”

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Primeira Nota Pastoral do Sr. D. António Couto sobre a Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html