Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Câmara de Lamego avança com requalificação do cais de Bagaúste
segunda-feira, 23 de julho de 2012 Publicado por Unknown

O cais de Bagaúste está a um passo de se tornar num “excelente equipamento de apoio à navegação fluvial” do rio Douro, após a conclusão das obras de requalificação que ali estão a decorrer e que darão lugar a uma nova zona ribeirinha de lazer e um local privilegiado para a realização de desportos não motorizados. Esta intervenção está a ser executada pela Câmara Municipal de Lamego através de um investimento de 1.376.317,17 €, financiado por fundos comunitários (85%) e pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos - IPTM (15%). No final da assinatura do protocolo de cooperação institucional que garante o financiamento da componente nacional deste projeto, Francisco Lopes, Presidente da autarquia, destacou que esta obra terá um “custo zero” para o município e realçou mais este contributo positivo do IPTM para a dinamização do complexo de instalações portuárias fluviais.

Situado na margem esquerda do rio Douro, a remodelação do cais de Bagaúste visa sobretudo o aproveitamento do seu potencial para o desenvolvimento turístico regional. Os trabalhos que estão a ser executados são, por esta razão, bastante diversificados, incluindo o rearranjo urbanístico e paisagista do espaço público, a requalificação do acesso e do parqueamento automóvel e a construção de várias infraestruturas de apoio em terra - balneários, cafetaria com esplanada e armazém de canoas.

Destinado a servir o concelho de Lamego e a região do Douro, como última possibilidade de paragem a montante da eclusa de Bagaúste, os futuros utilizadores também terão à sua disposição estruturas de acostagem renovadas para as embarcações de recreio e novas plataformas flutuantes vocacionadas para o apoio ao remo e à canoagem. Será ainda criado um acesso pedonal de ligação a terra do cais que constitui o anteporto montante da eclusa da Régua.

A transformação do antigo porto num moderno cais secundário de apoio à navegação integra uma aspiração maior da Câmara de Lamego de requalificar a orla fluvial a montante da barragem de Bagaúste. Francisco Lopes acredita que o novo equipamento criará “uma dinâmica de desporto fluvial inexistente até agora em Lamego”.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Câmara de Lamego avança com requalificação do cais de Bagaúste"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html