[ ]
Notícias de Última Hora
Secundária de Resende venceu concurso nacional
terça-feira, 31 de maio de 2011 Publicado por Unknown

No dia 30 de Maio, três alunos da turma do 12.º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão e o seu professor de Português deslocaram-se à Quinta das Lágrimas, em Coimbra, para receber o prémio de vencedores, no nível de Ensino Secundário, do “Concurso Inês de Castro”, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams.

A cerimónia iniciou-se com uma Sessão de Abertura, tendo como orador o Comissário do Plano Nacional de Leitura. Seguiu-se a entrega de prémios: foram entregues aos alunos vales de uma noite num hotel de cinco estrelas, com direito a acompanhante e jantar. A Escola Secundária Dom Egas Moniz irá receber também um cheque livro no valor de 50 euros. De seguida, foi oferecido a todas as delegações das escolas presentes um almoço na tenda do Jardim e foi feita a apresentação dos trabalhos vencedores.

Subordinado à temática dos “Percursos de Pedro e Inês”, na modalidade de Caça ao Tesouro, o conteúdo do trabalho elaborado e apresentado pelos alunos assentou na definição de um “percurso” pelos contextos e lugares históricos, geográficos, literários, afectivos, alusivos ao tema. A pesquisa foi feita a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro. A elaboração do jogo Caça ao Tesouro – Percursos de Pedro e Inês – obedeceu aos seguintes requisitos: elaboração de um mapa que permitisse uma fácil visualização da área de jogo; explicação da Caça ao Tesouro (objectivos, estratégias, modo de jogar, tarefas a realizar, propostas de execução, número de jogadores...); enigmas alusivos ao tema, com pistas a permitirem, em cada etapa, o acesso ao enigma seguinte; definição de um “tesouro” para representar o fecho e o clímax do percurso definido; fontes bibliográficas da pesquisa.

O evento terminou com com um lanche, pois a visita guiada aos jardins e fontes da Quinta das Lágrimas, prevista para a tarde, não pôde ocorrer devido ao mau tempo.

Todos os trabalhos premiados serão divulgados nos sítios do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Secundária de Resende venceu concurso nacional"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html