Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «Uma NOVA OPORTUNIDADE para o PSD se redimir do erro»
sexta-feira, 27 de maio de 2011 Publicado por Unknown

Acácio Pinto
Deputado do PS
O líder do PSD errou profundamente quando criticou o Programa Novas Oportunidades. Errou, pois, de forma grosseira ao criticar um dos programas que mais sucesso tem tido a nível de políticas públicas de formação e qualificação e que tem sido devidamente acompanhado por uma entidade externa, a Universidade Católica, através de uma equipa liderada por Roberto Carneiro.

E o erro foi também muito injusto, e de alguma má fé, para as centenas de milhar de pessoas que até hoje foram certificadas por este programa, seja na vertente escolar seja na vertente profissional, através dos inúmeros Centros de Novas Oportunidades (CNO) existentes em todo o país.

Mas verdadeiramente a causa de tal ataque está no sucesso das Novas Oportunidades e no êxito que ele tem constituído junto das pessoas que através dele viram os seus saberes certificados e, muitas delas, tiveram progressões nas suas carreiras.

É caso para dizer que, depois de tal erro, damos uma nova oportunidade ao PSD, mas para se redimir, perante os portugueses, do ataque desferido a tantas e tantas pessoas que, pelos motivos mais diversos, abandonaram a escola mais cedo do que o normal e a quem o Governo, através deste programa, deu a possibilidade de regressarem ao sistema e verem as suas competências validadas.

CNO DO IEFP DE VISEU
Foi neste contexto que os candidatos do Partido Socialista pelo Distrito de Viseu no âmbito das eleições legislativas de 5 de Junho visitaram no dia 25 de Maio o Centro Novas Oportunidades (CNO) do Centro de Formação Profissional de Viseu, no Parque Industrial de Coimbrões. Nesta visita, além do cabeça-de-lista, José Junqueiro, estiveram presentes os candidatos do PS, Acácio Pinto, Elza Pais, Miguel Ginestal e Fernanda Sobral, a Presidente da Comissão Política Concelhia do PS Viseu, Lúcia Silva, e o Director do CNO, Miguel Gomes.

Com esta iniciativa, foi possível perceber a razão do sucesso da Iniciativa Novas Oportunidades, bem como o impacto significativo que a certificação de competências pode ter na vida dos cidadãos que frequentam estas acções. Este é mais um projecto grandioso dos governos de José Sócrates, que sempre apontou o caminho da qualificação como um meio para uma maior qualidade de vida da população portuguesa e para aumentar a competitividade das empresas.

Tendo recentemente completado cinco anos de actividade, iniciada em Fevereiro de 2006, o CNO do Centro de Formação Profissional de Viseu representa um caso de grande sucesso, à imagem, aliás, da própria iniciativa: 7481 inscritos e 2628 certificados. Só nos primeiros quatro meses deste ano (segundo dados referentes a 30 de Abril), inscreveram-se neste CNO 840 formandos adultos, dos quais 265 entraram em processo de certificação e 192 foram já certificados. Neste centro são desenvolvidos processos de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências escolares de nível básico (4º, 6º ano e 9º ano) e secundário, e também processos de RVCC profissional, tendo entrado em funcionamento, desde 2006, as áreas profissionais de Serralharia Civil, em 2006, de Electricidade e Instalações, em 2008, e de Serviço de Mesa, Acompanhante de Criança e Técnico de Acção Educativa, em 2010. Ainda durante este ano deverá arrancar a saída profissional de Agente de Geriatria.

Mas o que verdadeiramente é triste em tudo isto é que com este PSD e com esta sua liderança começamos a estar demasiado habituados ao tudo e ao nada e à mudança absurda e absoluta de opinião de quem não tem ideias e apesar de ter provocado esta crise ainda hoje anda à procura do seu programa eleitoral.

Acácio Pinto
Deputado do PS
2011-05-26

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Acácio Pinto: «Uma NOVA OPORTUNIDADE para o PSD se redimir do erro»"

  1. Anónimo

    Eu acho uma piada enorme...

    O que o PSD falou e disse ao contrário do que o Partido Socialista tentou demonstrar, foi :

    O futuro Primeiro Ministro (Dr. Pedro Passos Coelho) disse que tinha ou que ia fazer uma auditoria as contas das novas oportunidades repito as contas e não foi as pessoas que estão lá a tirar o 9 ano e o 12 ano...
    O partido Socialista é que quer fazer uma questão politica da situação..

    E diga-se de passagem e é a minha opinião pessoal que as Novas oportunidades e nenhuma Opurtunidade é igual a 00...

    Porque eu ainda gostava de saber o que eles aprendem nas novas Oportunidades??
    Ficam com o 12 ano sem terem noção por exemplo o que é matemática, o que é História, o que é Geografia e etc.. Se por ventura perguntarem a qualquer pessoa o que eles aprendem lá ,todas dizem o mesmo Nada!!...
    Os conteudos são 00

    O melhor método de ensino para quem trabalhava e não podia estudar de dia eram os das Unidades Capitalizaveis !!
    Eu demorei dois anos para acabar o 10 11 e 12 ano e trabalhei no DOuro e nas obras mas tirei-o com esforço e fiquei com bases para concorrer a que quer que seja, mas o Partido Socialista trabalha sim para as estatisticas...
    Não concordo com a apreciação que este senhor faz sobre o que o PSD disse até porque não corresponde a realidade...

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html