Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Hélder Amaral: «Voluntariado»
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 Publicado por Unknown

Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP
Começou o Ano Europeu do Voluntariado. É uma iniciativa que – espero - possa reforçar as inúmeras tentativas de chamar a atenção para a importância do voluntariado e a necessidade de incluir na formação de todos que dedicar livremente uma parte do nosso tempo a prestar um serviço à comunidade, seja ele qual for, é uma experiência fundamental para qualquer um. Cada um de nós deve fazer tudo o que pode por si próprio, sem esquecer o que pode fazer pelos outros. Há quem se arrogue como “donos” do “Estado Social”, esquecendo que prestar um serviço gratuito a quem está ao seu lado não tem nada de carga ideológica ou religiosa. O governo socialista, durante o seus já longos mandatos, nunca soube reconhecer a importância especial do sector social, como as IPSS e as Misericórdias, e do trabalho com que, de forma generosa e altruísta, milhares de voluntários contribuem para a coesão social e almofada aos efeitos da crise.

O PS, com suspeição ideológica, ou mesmo com preconceito (felizmente não partilhados por tantos que se mantêm fiéis à sua herança religiosa), tem feito um ataque velado às instituições que mais podem fazer para uma maior participação dos que querem dar um pouco de si. Foi assim com o devolução do IVA, é assim com o Código Contributivo, que aumenta as prestações sociais para IPSS e outras associações de 20,6 para 33,3%. Numa altura de grave crise económica e social, é importante fortalecer este sector, dar-lhe mais condições e melhorar a sua eficácia, tanto aos voluntários em si como às organizações e instituições. São elas, muitas vezes, as que prestam a primeira e decisiva ajuda. Para quem é profundamente humanista e personalista, o voluntariado é uma forma imprescindível de participação e de realização da cidadania - uma pessoa só se realiza plenamente na sua relação as outras pessoas. A vontade de dar sem receber nada em troca, a sã vontade de combater o sofrimento de quem pode menos, faz do voluntariado um factor de humanização, de realização pessoal e de coesão social.

O voluntariado constitui uma estratégia de envolvimento cívico e, tal como outras formas de participação, promove valores democráticos, como a tolerância e o amor ao próximo. O trabalho de Voluntariado é, assim, um espaço de cidadania. Importa, por isso, promover o voluntariado sénior, aproveitando a experiência e o tempo disponível de quem está aposentado, e, por outro lado, o natural voluntarismo da juventude. A lei define com clareza o conceito de voluntariado como o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, famílias e comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Fica a faltar a inquietação interior de cada um, e talvez encontrar incentivos, nomeadamente em benefícios fiscais - tal como acontece com as empresas -, fundamental para um voluntariado de profissões liberais: uma consulta médica, apoio jurídico, gestão e consultadoria, entre outros. Ou seja, dar de boa vontade, ajudar quem ajuda e ser, por isso, ajudado.

É possível e desejável um programa de voluntariado que vá para lá do voluntariado individual. Ele pode ser pensado para toda a sociedade, também numa perspectiva da empresa. A iniciativa de voluntariado no seio de uma empresa, deve ser levada de forma séria: beneficia a instituição apoiada, e beneficia claramente a empresa, com uma imagem institucional positiva. Finalmente, as organizações sem fins lucrativos têm que se preparar para o voluntariado. Têm de ponderar que apoios necessitam para aliciarem as pessoas certas; têm que as saber seleccionar; têm que gerir a relação, por vezes tensa, entre os voluntários e os colaboradores remunerados da organização. Acima de tudo, o mais importante é evitar que o Voluntariado seja apenas uma referência num qualquer calendário, mas antes uma resposta a um confronto com a realidade, a luta por um ideal, ao comprometimento por uma causa, como escrevia Séneca. Dar de boa vontade é dar duas vezes.

Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Hélder Amaral: «Voluntariado»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html