Nos dias 21 e 22 de Fevereiro os alunos do 3º ciclo e do agrupamento de Ciências e Tecnologias do ensino secundário do Externato D. Afonso Henriques puderam assistir a sessões de Planetário portátil. Esta actividade organizada pelo grupo de Física e Química teve a colaboração da Associação de Física da Universidade de Aveiro – FISUA e teve como objectivo estimular o gosto pela Ciência e a vontade de aprofundar conhecimentos, assim como proporcionar uma abordagem estimulante e inovadora dos conteúdos programáticos, fora do contexto da sala de aula.O planetário consiste numa abóbada insuflável que pode ser instalada dentro de uma sala de aula ou polivalente com condições acústicas apropriadas. Além do seu próprio projector do céu a 360º, tem um sistema de videoprojecção digital para projecções multimédia, de imagens vivas, apresentações dos conteúdos programáticos e animações realistas do céu e do Universo tal e qual como ele é.

O astrónomo José Matos abordou de um modo muito estimulante e com algum humor vários aspectos relacionados com o céu nocturno e o Universo, incentivando a curiosidade dos alunos. Algumas turmas tiveram ainda oportunidade de descobrir qual deveria ser o seu actual signo!
Os alunos mostraram-se interessados e entusiasmados. Que melhor prova disso do que a frase:
-«Professora, pudemos voltar a assistir ao planetário?»

Assistir de novo ao planetário não está previsto, mas quem sabe se para o próximo ano lectivo não contamos de novo com a presença do astrónomo José Matos para nos mostrar a beleza do céu?!





