Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Director do Externato D. Afonso Henriques rebate dados do estudo sobre rede escolar respeitantes à situação deste estabelecimento
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 Publicado por Unknown

A propósito do estudo de diagnóstico e de reorganização da rede escolar do ensino particular e cooperativo, recentemente divulgado pelo ME, o Director Pedagógico do Externato D. Afonso Henriques/Resende, Padre José Augusto Marques, em análise remetida à Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e outras entidades, refuta evidentes erros que viciam os resultados. Eis a transcrição do teor da mesma:

....................................................................................................................................................................
"O recente estudo da Rede Escolar apresenta uma proposta de redução de duas turmas (uma no 3º Ciclo, outra no Ensino Secundário), o que tornaria a nossa situação muito difícil e a curto prazo levaria ao encerramento da Escola, uma vez que nós só temos duas turmas por ano e deixaríamos de ter sequência natural dos alunos desde o 7º ao 12º ano. Por outro lado, isso iria fazer com que não conseguíssemos garantir um corpo docente minimamente estável, uma vez que, grande parte dos docentes, ficariam com horários incompletos e não se estabilizariam na Escola. O estudo, porém, tem evidentes erros que viciam os resultados. Assim, passamos a apresentar:

1. No Estudo referente ao 3º Ciclo aparecem dentro do perímetro da rede 4 escolas (o Externato e mais 3 escolas públicas), sendo que uma delas tem apenas 2º Ciclo e outra está situada a 10Km e não a 4Km. A única escola com 3º Ciclo dentro do perímetro da Rede Escolar é a Escola ES/3 D. Egas Moniz.

2. A taxa de ocupação da Escola ES/3 D. Egas Moniz aparece com 80% para o 3º Ciclo e 60% para o Secundário. Como é que, sendo uma escola única, sem blocos independentes para cada Ciclo, pode apresentar taxas de ocupação diferentes? A Escola funciona com um bloco único de salas de aula e está superlotada. Tem 31 turmas para 21 salas gerais + laboratórios e salas específicas, sendo que, neste momento, por falta de espaços, estão a dar aulas na Biblioteca, em algumas arrecadações e até o Palco do polivalente foi adaptado para sala de aula. O atendimento dos Directores de Turma aos Encarregados de Educação tem sido feito no refeitório. Como podem ser verdade as taxas de ocupação definidas?

3. O número de alunos com Necessidades Educativas Especiais no 3º Ciclo não é 1, mas 2.
O conhecimento da realidade “in loco” teria sido uma mais-valia para a elaboração deste estudo que não apresenta os dados reais das nossas Escolas.

Como os números comprovam, a nossa média de alunos por turma no 3º Ciclo é de 28,8 e a do Secundário é de 24. As nossas turmas estão com números de ocupação acima da média, portanto, não estamos a desperdiçar dinheiros públicos.

O nosso preço aluno já neste ano lectivo é de 3.450€, bastante abaixo do que se prevê para o ensino público, pelo que não nos enquadramos no contexto daqueles que gastam mais que as Escolas Públicas.

Achamos que, no nosso caso particular, a nossa Escola deveria manter as turmas existentes, pela antiguidade, pela qualidade de ensino, pela questão económica, pela lotação da rede, pela opção dos pais e dos alunos."

in PAUS-RESENDE

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Director do Externato D. Afonso Henriques rebate dados do estudo sobre rede escolar respeitantes à situação deste estabelecimento"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html