Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio comemorou 450 anos - Irmãos com mais de vinte anos ligados à Instituição foram homenageados com Medalha de Prata
quarta-feira, 17 de novembro de 2010 Publicado por Unknown

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio (SCMMSF) assinalou, no passado Domingo, os seus 450 anos de existência. A data fica marcada pela homenagem a cinquenta Irmãos da Instituição que foram homenageados pela Mesa Administrativa da SCMMSF e pela inauguração do Arquivo Histórico da Instituição.

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio assinalou, no passado Domingo, 450 anos de vida enquanto instituição. Para assinalar a efeméride, a Mesa Administrativa agraciou cinquenta Irmãos, que possuem já uma ligação à SCMMSF há mais de vinte anos, com uma Medalha de Prata. A agraciação decorreu na tarde do passado dia 14 de Novembro, inserida na reunião ordinária da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio. A comemoração simbólica ficou ainda marcada pela abertura ao público do Arquivo Histórico da Instituição, que também irá ficar disponível para consulta na Internet.

O Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio é constituído por 589 documentos compostos: 264 livros, 41 pastas, 86 maços, 44 cadernos, 152 cadernetas, 1 caixa e 1 bloco. Os documentos, pelo seu valor informativo, “assumem-se como fontes de primordial importância para o estudo da história local nos mais diversos planos, e muito em particular nos planos institucional, económico, social e assistencial.” A implementação do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio era um “velho sonho” do Provedor da Misericórdia, Alberto Pereira, que “praticamente desde o momento em que assumi funções de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, e numa constante que se tem mantido até ao presente, tenho recebido inúmeras solicitações de investigadores, estudantes ou mesmo de simples curiosos, com vista à consulta da documentação histórica da Misericórdia.”

Os homenageados foram os irmãos: Joaquim Jacinto Portela, António Miranda Ferro, José Arnaldo Coutinho, José António Araújo Miranda Ferro, Maria do Rosário de Fátima Teixeira Alves Gonçalves Dias, Maria Isabel Guedes Lacerda, Maria do Rosário Sotto Mayor Negrão, Ernesto Cardoso Teixeira dos Anjos, Israel Alves, Miguel Guedes Alvarenga, Nicolau Manuel Borges de Araújo Alpoim, Ana Luísa Teixeira Alves Leite Pires Machado, Ana Adelaide Monteiro Valentão Correia da Silva, Maria Natércia da Silva, José de Oliveira Ferro, Maria Rosa Freitas da Silva, Maria Alia Rodrigues da Silva e Costa, Maria Helena Freitas da Silva Rodrigues, Padre Zeferino de Almeida Barros, Maria Albina Ribeiro Reigota Baptista, Matilde da Conceição Coutinho Portela, Maria Alcina Fonseca Ferreira Mendes, Alfeu de Assunção Baptista, Maria Amélia Soares Cardoso Osório, Manuel Pinto Marques, Júlio da Fonseca Esteves, Maria Teresa de Jesus Infante Teixeira Alves Leite Pires, Clara do Céu Xavier Félix Meneses, Leopoldina da Conceição Cardoso, Maria de Fátima Correia Pinto, Maria Josefina de Almeida Faria Queirós, José Pinto Miranda, Ary Correia Cardoso, João Gonçalves Moreira da Silva, Maria da Conceição Reigota Baptista Moreira da Silva, Maria de Lurdes Almeida Sousa Major, Maria da Glória Gonçalves, Isa Amarilis Correia Cardoso Silva, Maria da Glória Teixeira, Lucília da Piedade Gouveia Alves, António Joaquim Gouveia, António José dos Santos Almeida, Maria Elisabete Queirós Rocha Cardoso, António Maria de Lemos Pinto, Maria do Rosário Correia da Silva Queirós, Carolina Araújo, António Correia da Silva, Leontina Costa, Maria, Alice Freitas da Silva Martins, Laura de Sousa Martins, Maria Alice Fonseca Mendes Cardoso, Maria Carminda da Silva Moreira, António Ferreira Teixeira Pinto, Maria Angelina Correia Cardoso Teixeira Pinto, José Guedes Alves, Maria Lucília Alves

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio foi fundada em 1560 por André da Fonseca, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real, e pela sua esposa, Verónica Mesquita, desempenhando desde aí um importante papel social. Actualmente é a única IPSS local com as valências de Centro de Dia, Lar Residencial, Apoio Domiciliário Integrado, Apoio Domiciliário, Unidade de Apoio Integrado, Creche e ATL, com cerca de trezentos utentes. É também, nos dias de hoje, uma das maiores entidades empregadoras do Concelho, dando trabalho a cerca de cem funcionários, distribuídos pelas diversas valências. O seu Património é vasto, destacando-se os três edifícios na Sede de Concelho. Alberto Pereira é o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio desde 1999.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "REGIÃO: Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio comemorou 450 anos - Irmãos com mais de vinte anos ligados à Instituição foram homenageados com Medalha de Prata"

  1. Anónimo

    ainda dizem que há falta de Euros...

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html