Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Ecocentro de Bigorne vai servir 17 concelhos
quinta-feira, 12 de agosto de 2010 Publicado por Unknown

Dezassete concelhos do Douro já têm um local adequado para se livrar de pneus e equipamentos eléctricos e electrónicos. O ecocentro de Bigorne foi inaugurado ontem e vai ajudar a resolver a falta de equipamentos para depositar aqueles resíduos.

O novo ecocentro situa-se nas imediações do aterro sanitário de Bigorne, em Lamego. Tem capacidade para receber 2500 toneladas anuais de pneus, electrodomésticos, vidro, madeiras e sucatas, entre outros. “É um contributo para dar uma solução a este tipo de resíduos”, adiantou, ao JN, Rosa Novais, directora do pólo do Vale do Douro da empresa Resinorte, acrescentando que, “a partir de agora não haverá desculpa para colocar aqueles lixos à beira da estrada ou na floresta”.

Estão abrangidos por este ecocentro os concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, no distrito de Viseu, e Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real, no distrito de Vila Real.

O equipamento vai estar aberto todos os dias, excepto domingos e feriados, entre as 8.00 e as 18.00 horas. As pessoas e empresas poderão ir lá directamente depositar os resíduos, mas a empresa também poderá recolher o material, no caso de instituições que o solicitem em processos de renovação do equipamento informático ou outro.

Este ecocentro surge na sequência de outras melhorias introduzidas em Bigorne, nomeadamente com a instalação de um espaço de sensibilização ambiental – o BigornEcoSpot. Segundo Rosa Novais “contribui para o enriquecimento das visitas frequentes de escolas e outras entidades”, pois “permite que os conceitos teóricos transmitidos nas visitas sejam concretizados na prática por uma série de jogos temáticos de separação dos resíduos, incluindo o incentivo à compostagem doméstica de resíduos orgânicos”.

EDUARDO PINTO

in Jornal de Notícias

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

2 comentários para "Ecocentro de Bigorne vai servir 17 concelhos"

  1. dulce leitão

    Aplaudo com satisfação.Sou uma amante da natureza e como tal respeito-a o mais possivel fazendo reciclagem e compostagem,evitando a utilização de adubos e pesticidas e incentivando as pessoas que conheço a fazer o mesmo.Parabens a quem de direito.

  2. Anónimo

    Só falta mesmo na A24 em Bogorne haver uma placa a dizer "RESENDE", é uma vergonha não haver um asaída sinalizada para Resende. A autarquia não pode fazer nada?

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html