Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
António José Silva apresentou candidatura a reitor em representação do “pulsar” da UTAD
quinta-feira, 2 de março de 2017 Publicado por Notícias de Resende

António José Silva, professor catedrático e ex-Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes Alto Douro (UTAD) apresentou hoje à tarde, no Museu da Vila Velha, a sua candidatura a reitor daquela instituição.

António José Silva  sublinhou que a sua candidatura, apesar de se caracterizar como de “rutura”, não pretende ser uma candidatura contra o actual reitor, Fontaínhas Fernandes:
 “Candidato-me como personificação de um movimento que representa o pulsar da Academia.”

A “rutura” a que António José Silva se refere centra-se em vários desafios, com os termos “abertura” e “diversificação” da Universidade a dominar o discurso, nomeadamente com a captação de mais alunos e uma maior abrangência temática de uma Universidade que, acusa, esta demasiada centrada na área da vinha.

“Pretendemos uma Universidade, atual, global, universalista e multicultural que não esteja demasiado centrada à área do vinho e da vinha e que esteja aberta a novos alunos e novas áreas de excelência: às artes, à comunicação, às novas tecnologias. Pretendemos uma Universidade mais moderna, atrativa e internacional.”

António José Silva também não poupou a gestão do atual reitor e a lógica de funcionamento da Universidade que o candidato definiu como feita “de cima para baixo, numa lógica ‘top to bottom’” , em vez de um funcionamento que envolva mais as forças vivas da Universidade e os seus quadros.

Outro dos grandes desafios a que António José Silva se propõe é a de transformar a UTAD numa Universidade Fundação:

“O futuro da UTAD passa por uma Universidade-Fundação, com 8.500 alunos, por investigação de referência a nível nacional e internacional, por assegurar a sustentabilidade da instituição com recurso a novas formas de financiamento, tornando a UTAD o motor de desenvolvimento regional e de coesão social e territorial do país.”

Uma medida que traz vantagens de gestão para aquela instituição e que, reforça, coloca a UTAD em linha com as universidades do Norte do país.

“A UTAD pertence a um consórcio, do Norte, em que todas as Universidades são Universidades-Fundação. Não faz sentido que a UTAD se mantenha como a exceção”, alertou.

A entrega de candidaturas será a 15 de Março e as eleições terão lugar a 31 de Março.

Nota biográfica:

Professor Catedrático do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), António José Rocha Martins da Silva, nasceu a 23 de outubro de 1969 em Moçambique, na Freguesia de Chimoio, em Vila Perry.

Dirigente da UTAD durante vários anos, António José Silva foi Vice-Reitor para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Pró-Reitor para o Desenvolvimento e Internacionalização, e Diretor do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano – CIDESD. Desempenhou, ainda, funções como Vice-Diretor do 1º Ciclo, Diretor do 1º Ciclo, Diretor do 2º Ciclo e Diretor do 3º ciclo em Ciências do Desporto, Entre 2009 e 2013, assumiria ainda os cargos de Vice-Presidente e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD.


Site oficial da candidatura:

http://utadpontomais.pt

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "António José Silva apresentou candidatura a reitor em representação do “pulsar” da UTAD"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html