Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Edições Esgotadas homenageia Agostinho Ribeiro em último ato público do Diretor do Museu Nacional Grão Vasco
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 Publicado por Notícias de Resende

A Edições Esgotadas agraciou Agostinho Ribeiro com o título Honoris Causa das Edições Esgotadas, naquele que foi o seu último ato público como Diretor no Museu Nacional Grão Vasco.  A homenagem decorreu no passado sábado, dia 28 de janeiro, durante a apresentação da obra: “O amor é sempre inocente” de Aurora Simões de Matos no Museu Nacional Grão Vasco.

Coube a Teresa Adão, Diretora das Edições Esgotadas surpreender o anfitrião da casa após este ter feito uma pequena apresentação do Museu a todos os presentes e falado um pouco sobre a obra que ali era apresentada.

Uma homenagem que visa enaltecer a relação que o Museu, na pessoa de Agostinho Ribeiro, sempre teve com a editora com sede em Viseu, uma vez que o espaço é uma referência desde sempre para as dezenas de apresentações e eventos da Edições Esgotadas que, em colaboração estreita com o Museu Nacional Grão Vasco, é já uma marca corrente no calendário de eventos da editora. Só no mês de janeiro foram apresentados três novos livros na qual Agostinho Ribeiro sempre fez questão de estar presente para saudar os visitantes e promover a cultura, o património e a arte sempre de uma forma ímpar e cativante.

A obra “O amor é sempre inocente” é uma poesia dedicada a Judith Teixeira, uma das maiores poetisas do Modernismo Português e que foi ultrajada pelas opções de vida que tomou numa época em que o preconceito se fazia lei.

Nesta obra, tendo como suporte as personalidades de Simone de Beauvoir, Frida Kahlo, Virgínia Woolf, Isadora Duncan, Anais Nin, Valentine de Saint-Point, Edite Piaf, Marilyn Monroe, nove Mulheres com nome consolidado na História de um passado mais ou menos próximo, mais ou menos distante, onde a condição feminina tenta impor-se, numa luta sempre desigual.

Este tema-denúncia é recorrente na escrita de Aurora Simões de Matos, que pela primeira vez ultrapassa a ruralidade serrana do Montemuro, para se deter na urbanidade não menos penosa de uma Lisboa confusa, nos princípios do século XX. Esta é a sua terceira obra editada com a Edições Esgotadas.

SOBRE A AUTORA

Aurora Simões de Matos é Membro da Sociedade Portuguesa de Autores e Membro Académico Honorário da Academia de Letras e Artes Lusófonas.

Títulos já publicados:

Poentes de mar e serra (Poesia) – 1997 (esgotado)
Uma palavra (Poesia) – 2001, Edições Sagesse, Palimage (esgotado)
Imagens da beira-Paiva (Crónicas) – 2010 (em 2ª edição), Palimage
Contos de Xisto (Contos) – 2012 (em 2ª edição), Edições Esgotadas
A Sobrevivente - Direitos e Deveres da Mulher Rural no séc. XX – 2014 (em 2ª edição), Edições Esgotadas
Zélia Gattai, a Bem-Amada (Biografia) – 2014, Academia de Letras e Artes Lusófonas

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Edições Esgotadas homenageia Agostinho Ribeiro em último ato público do Diretor do Museu Nacional Grão Vasco "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html