Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defende mais fundos para a inovação nos territórios de baixa densidade
sábado, 12 de abril de 2014 Publicado por Notícias de Resende

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, defendeu hoje que os incentivos e fundos atribuídos pela União Europeia “para a inovação, investigação e desenvolvimento contemplem, de forma mais profunda, as dimensões sociais e culturais ligadas à identidade dos territórios”.

O autarca falava durante uma reunião da Comissão de Educação, Juventude, Cultura e Investigação do Comité das Regiões da União Europeia, em Bruxelas, no âmbito de uma audição sobre a “União da Inovação e a Década da Inovação”.

Nesse encontro José Luís Carneiro lembrou que “as sucessivas abordagens aos fundos destinados à coesão social e territorial têm esquecido muitos dos territórios de baixa densidade, normalmente de cariz rural e de montanha, o que conduz a um aumento das assimetrias territoriais e sociais”.

“Em regra a inovação está associada aos grandes centros urbanos e à própria cooperação que se pode estabelecer nestes locais. Contudo, esta lógica que é geradora de oportunidades nesses grandes centros populacionais, tem efeitos nocivos nos territórios de menor densidade que ocupam uma função primordial na valorização dos recursos locais, nomeadamente nos domínios cultural e ambiental. O exemplo está na redução dos fundos do FEADER destinados à valorização do mundo rural”, concluiu José Luís Carneiro.
Como forma de colmatar esta situação, e à luz da tendência de perda populacional generalizada no continente europeu, o edil baionense entende que a atribuição de mais recursos para a valorização de recursos e comunidade locais, de menor dimensão, seria importante para fixar pessoas nestas comunidades. “Isso sim seria uma abordagem verdadeiramente 'inteligente', porque ajustava a resposta e o apoio à inovação aos territórios e às suas necessidades concretas”, notou.

O debate realizado a propósito desta temática contou com a presença do diretor em exercício da União da Inovação e Espaço Europeu da Investigação, Peter Droell, do chefe da unidade do Centro de Competências para o Crescimento Inteligente e Sustentável, Mikel Landabaso e do diretor da Rede de Investigação e Inovação das Regiões Europeias, Richard Tuffs.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defende mais fundos para a inovação nos territórios de baixa densidade"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html