Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Prémio A. de Almeida Fernandes distingue investigação histórica de Armando Norte
sexta-feira, 7 de março de 2014 Publicado por Unknown

Criado para homenagear o comendador Armando de Almeida Fernandes (1917-2002), a edição deste ano do prémio que leva o seu nome distinguiu o trabalho de Armando Norte. Instituído pelos municípios de Lamego e Ponte de Lima, este galardão é destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, tendo já sido atribuído a profissionais de inegável mérito e rigor científico.
A sessão pública de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes, realizada a 28 de fevereiro último, no Salão Nobre do Teatro Ribeiro Conceição, contou com a presença de ilustres convidados que recordaram e homenagearam o escritor lamecense. Este ano, os membros do júri decidiram, por unanimidade, galardoar a obra “Letrados e Cultura Letrada em Portugal – Secs. XII e XIII”, tendo em conta “a importância da temática, a segurança da estruturação e a solidez das fontes e metodologia”. O júri também deliberou a atribuição de uma menção honrosa ao trabalho “Martyrologium Lamecense (texto e comentário)”, da autoria de Paulo Barradas.

Durante o discurso que proferiu na cerimónia ocorrida em Lamego, Armando Norte explicou que o principal objetivo que orientou a criação da sua obra foi cumprido: “Desde sempre pretendi traçar um retrato do ambiente cultural do reino português para um período relativamente longo, situado ente a fundação do reino e a criação da universidade portuguesa, ou seja, um intervalo que se pode colocar algures entre a segunda metade do século XII, quando o reino emergiu como uma unidade política autónoma, e o final do século XIII, quando o território se começava finalmente a prefigurar como um todo íntegro, a língua se apresentava como uma estrutura já montada e os processos de centralização conduzidos pela monarquia afonsina tinham produzido efeitos irreversíveis ao nível da identidade do tecido social, favorecendo a sua identificação”.

Também Paulo Barradas confidenciou que “ser agraciado no âmbito de um prémio tão reputado como aquele que homenageia A. de Almeida Fernandes é verdadeiramente uma honra. Essa menção honrosa dedico-a e partilho-a com todos os cidadãos de Lamego, dado que foi sobre documentação que é herança coletiva da nossa comunidade que pude alcançar essa distinção”. Sobre “Martyrologium Lamecense (texto e comentário)”, o lamecense classifica-a como “uma peça que marca de forma indelével a história da liturgia medieval portuguesa e, por via disso, a cultura medieval do nosso país. A riqueza das suas particularidades e os agentes que estiveram na origem do seu propósito e manufatura, trazem-nos à memória e ao orgulho, também, a ideia que o Bispado de Lamego e o Cabido da sua Sé Catedral foram edificados por personalidades muito ilustres, lamecenses que nos deixaram as suas vidas e as suas obras como exemplo de como se pode ser distinto e singular, mesmo longe dos grandes centros de decisão. Compete-nos a nós, nos dias de hoje, preservar, estudar e divulgar todo esse património do qual nos devemos sentir orgulhosos e dignos herdeiros; mas herdeiros conscientes, capazes de rentabilizar essa riqueza em desenvolvimento local e em esperança para as gerações futuras”, concluiu.

Reconhecido por reputadas instituições académicas, nomeadamente a Academia Portuguesa de História, o Prémio Armando de Almeida Fernandes já conquistou o reconhecimento dos historiadores nacionais, facto comprovado pela apresentação a concurso de um número crescente de trabalhos.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Prémio A. de Almeida Fernandes distingue investigação histórica de Armando Norte"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html