[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: 2ª Edição da Feira de Emprego, Qualificação, Formação e Orientação Escolar em Mesão Frio
segunda-feira, 21 de maio de 2012 Publicado por Notícias de Resende

Decorreu nos passados dia 17 e 18 de maio, na avenida Conselheiro Alpoim, a Feira de Emprego, Qualificação, Formação e Orientação Escolar (FEQFOE), promovida pelo projeto “3 Saberes” do CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) de Mesão Frio. A iniciativa foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio, o Agrupamento de Escolas do concelho, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Mesão Frio, o Instituto da Segurança Social, a Rede Social do Concelho e a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza – Núcleo Distrital de Vila Real.

A sessão de abertura contou com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Alberto Pereira, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, Aldina Pereira, Ana Paula Brito, da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza – Núcleo Distrital de Vila Real, e Eduardo Sousa, do Instituto da Segurança Social.

Na sessão de abertura desta 2ª edição da FEQFOE, Alberto Pereira começou por destacar a importância que a FEQFOE assume no futuro de todos, principalmente nos jovens da região: “é uma oportunidade de mostrarmos aos nossos jovens que podem ter um futuro melhor. Pretende-se que seja uma feira de oportunidades para os nossos jovens e, quem sabe, para o desenvolvimento de Mesão Frio”, afirmou. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia aproveitou ainda para destacar os tempos difíceis que atualmente se vivem em toda a região, adiantando que “temos que ser mais empreendedores” e que, para tal “é necessário arregaçar as mangas. Ser empreendedor, é encarar as dificuldades.” No final da sessão, Alberto Pereira agradeceu a participação de todas as escolas com cursos profissionais e a todos os quantos se associaram a esta iniciativa.

A FEQFOE foi dirigida ao concelho de Mesão Frio, bem como aos concelhos limítrofes, promovendo o contacto direto entre as empresas, a população ativa e os estudantes. Desta forma, as empresas podem apresentar os seus programas, procedimentos, formas de recrutar e as oportunidades que têm para oferecer, potenciando oportunidades de estágio e emprego.

Quem também não deixou de felicitar os membros associados a esta iniciativa, foi a diretora do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, Aldina Pereira, que começou por focar a importância do papel da Escola na Educação. A diretora distinguiu todas as competências necessárias ao sucesso profissional, entre elas: “saber estar, saber relacionar-se com os outros”. Nas mesmas competências “é importante também contar com os familiares, com os amigos, com os professores, para uma educação melhor”, defende. Aldina Pereira proferiu que “o foco está nas pessoas, nas suas competências, na sua sabedoria”.

Ana Paula Brito, da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza – Núcleo Distrital de Vila Real, discursou sobre o desemprego que, atualmente está a assolar o país, com incidência na região duriense, demonstrando a sua preocupação com o número de jovens desempregados e o índice de envelhecimento cada vez maior.

Na FEQFOE estiveram presentes a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, a Escola de Formação Social (ESFOSOL), a Escola Profissional de Lamego (ESCOPAL), o Instituto Politécnico de Bragança, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a Associação Comercial e Industrial dos Conselhos de Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio (ACIR), a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e Cruz Vermelha Portuguesa - delegação de Mesão Frio, da AGITO Formação e Serviços, da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento (A2000), o Centro de Tropas Especiais de Lamego (CTOE), da Guarda Nacional Republicana (GNR), o Agrupamento de Escolas de Mesão Frio e o GIP Mesão Frio, bem como os artesãos de tanoaria, cestaria, rendas e doçaria.

Com uma vasta mostra de atividades, workshops, palestras e ações de sensibilização, o último dia da feira apresentou uma sessão de informação realizada pelo Instituto Politécnico de Bragança, pelas 15 horas, intitulada “Mais vida, mais qualidade”, uma iniciativa dirigida a alunos do 10º ao 12º ano. Esta atividade promoveu o Instituto Politécnico de Bragança e os seus respetivos cursos. Pelas 16 horas teve início uma palestra sobre empreendedorismo, que contou com a presença de Hélder Ferreira, onde falou sobre a importância de ser empreendedor e da sua empresa recentemente criada.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: 2ª Edição da Feira de Emprego, Qualificação, Formação e Orientação Escolar em Mesão Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html