Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
UTAD: Investigadores da UTAD implementam projetos visando maior sucesso do sistema educativo
sexta-feira, 16 de junho de 2017 Publicado por Unknown

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do seu Departamento de Educação e Psicologia, está a implementar vários projetos de investigação em parceria com alguns estabelecimentos de ensino da comunidade visando aumentar o sucesso educativo nas salas de aula.

Uma das iniciativas, inserida no Projeto COOPERA, está a ser implementada, ao longo de dois anos, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, de Vila Nova de Gaia, e procura potenciar uma “aprendizagem cooperativa e a otimização da intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico”. Os dois investigadores, Professores Helena Silva e José Lopes, implicados no processo apostam numa mudança de paradigma no contexto de sala de aula, em alternativa ao ensino tradicional, visando promover a qualidade da aprendizagem e do sucesso educativo, através do uso de métodos ativos de ensino-aprendizagem. Melhorar o clima de sala de aula, a autoestima, as habilidades sociais, a motivação e o rendimento escolar dos alunos, são alguns dos objetivos do projeto.

Também com as escolas secundárias de Camilo Castelo Branco e de São Pedro, em Vila Real, os dois investigadores da UTAD estão a potenciar idênticas parcerias, através do Projeto PEMA, com o título “Práticas Eficazes, Melhores Aprendizagens”. Entre outros objetivos, este projeto propõe-se “caracterizar as práticas dos docentes na relação-professor-aluno” e “relacionar as práticas dos professores com o género, o nível socioeconómico e percurso escolar/retenção, expectativas, crenças de autoeficácia e motivação dos alunos”.

Com o mesmo propósito de busca de uma maior eficácia do sistema educativo, por iniciativa dos referidos investigadores foi criado na UTAD um “Laboratório de Comunidades de Aprendizagem Profissional” (uadp.utad.pt ), que disponibiliza um vasto leque de recursos de apoio à formação em elearning e ao trabalho a desenvolver por docentes dos diversos níveis de ensino, e patenteou uma “Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” (UADP), que tem por missão oferecer uma vasta gama de serviços a organizações e a profissionais, quer no âmbito da formação, quer em consultoria e assessoria em áreas de educação, saúde, psicologia, serviço social e animação sociocultural.


Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "UTAD: Investigadores da UTAD implementam projetos visando maior sucesso do sistema educativo"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html