Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
PSD pergunta ao Ministério de Saúde sobre deficiente prestação de cuidados de saúde em S. Cipriano, concelho de Resende
quinta-feira, 11 de maio de 2017 Publicado por Unknown

No âmbito de uma visita de deputados à freguesia de São Cipriano, concelho de Resende, o Grupo Parlamentar do PSD teve a confirmação de que a Extensão de Saúde local viu, há cerca de sete meses, reduzida a assiduidade de um médico de cinco dias por semana para apenas dois dias por semana.

Trata-se de uma evidente degradação da prestação dos cuidados de saúde nessa área do concelho de Resende, cuja população é maioritariamente idosa, o que por si só se considera inaceitável.

Ora, se a esse facto se acrescentar que se trata de um território com grandes constrangimentos no acesso à sede do concelho, dada a orografia, a dispersão populacional e a deficiente rede de transportes públicos, então esta situação assume contornos de muita gravidade.

Localmente consta-se que esta estratégia de redução de horários dos serviços de cuidados de saúde na Extensão em apreço, tem o propósito de gradualmente o ir esvaziamento para finalmente proceder ao seu encerramento definitivo.

Sabe-se que atualmente, em Resende, cerca de 25% da população não tem médico de família, o que torna o espetro do encerramento desta Extensão de Saúde ainda mais gravoso para a população deste concelho.

Numa outra vertente importa ainda deixar o alerta de que se torna imperioso salvaguardar a manutenção dum serviço de saúde em São Cipriano numa eventual criação de uma Unidade de Saúde Familiar no concelho de Resende.

Tratando-se de um problema muito grave que exige uma rápida resolução, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o PSD solicitou ao Presidente da Assembleia da República, que diligenciasse, junto do Senhor Ministro da Saúde, a resposta às seguintes questões:

1 - Confirma V/ Exa. que na Extensão de Saúde de São Cipriano, concelho de Resende, se
verificou, há cerca de sete meses, a redução da assiduidade de um médico de cinco dias por
semana para apenas dois dias por semana?
2 – Quando é reposta a situação anterior, de permanência todos os dias úteis da semana de um
médico de família, na extensão de saúde de São Cipriano?
3 – Garante V/ Exa. que, na eventualidade de ser criada uma Unidade de Saúde Familiar em
Resende, se manterá a prestação de cuidados de saúde em São Cipriano?
4 – Por último, constatando-se que 25% da população do concelho de Resende não dispõe de
médico de família, para quando se prevê, a este nível, a cobertura integral do concelho?

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "PSD pergunta ao Ministério de Saúde sobre deficiente prestação de cuidados de saúde em S. Cipriano, concelho de Resende"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html