Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Complexo da Vista Alegre recebeu a campanha "A Europa na minha Região 2017”
quinta-feira, 18 de maio de 2017 Publicado por Unknown

Duzentas pessoas acompanharam o dia aberto no Complexo da Vista Alegre, em Ílhavo que decorreu ontem, dia 16 de Maio, no âmbito da Campanha "A Europa na minha Região 2017". Esta iniciativa promovida na Região Centro pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) destina-se a incentivar os cidadãos a descobrirem os projetos europeus perto do local onde vivem.

A visita guiada ao Complexo Vista Alegre, objeto de apoios europeus, decorreu na presença de Isabel Damasceno, vogal executiva do CENTRO 2020, Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Celeste Amaro, diretora regional de Cultura do Centro, Fernando Alfaiate, vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020, Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro e Nuno Marques, presidente da Vista Alegre, entre outros.

No decorrer da tarde os participantes na iniciativa tiveram a oportunidade de se familiarizarem com a unidade fabril da Vista Alegre. O percurso estabelecido permitiu aos visitantes conhecerem diversas áreas da fábrica, das quais salientamos, os dois showroom destinados a profissionais, a área de escultura, olaria, a conformação, a zona dos fornos, o armazém automatizado, a decoração, estamparia e filagem.

Seguiu-se a visita ao Museu Vista Alegre onde os visitantes apreciaram a intervenção que colocou este museu como um dos maiores do mundo no seu género. O Museu Vista Alegre está dotado da maior área dedicada a uma visão alargada da história da cerâmica europeia e da sua evolução nos últimos duzentos anos.

Após a visita ao Museu Vista Alegre prosseguiu-se com a visita ao Serviço Educativo de Manufatura e Pintura que funciona como um complemento das atividades da Vista Alegre, permitindo a famílias, visitantes individuais, artistas e grupos escolares experimentarem pelo desenho e pela pintura, a arte da cerâmica.

O renovado Teatro da Vista Alegre e a reabilitada Capela Nossa Senhora da Penha de França, monumento nacional, foram também objeto de importantes intervenções garantindo a salvaguarda e valorização do património edificado. Por último, o dia aberto encerrou com a visita ao Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel que resultou da intervenção no Palácio da Vista Alegre, correspondente a reabilitação e restauro, e na construção de um novo edifício de quatro pisos, edificado sobre os terrenos entre a ria e o palácio.

O Palácio, um edifício secular cujo início de construção remonta a 1693, mantém a traça original. A ligação entre o Palácio e o edifício contemporâneo, propósito subjacente a todo o projeto, faz-se através de uma singular escada metálica em espiral que associa os dois espaços. Com uma visão privilegiada sobre o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro, o novo edifício oferece mais 72 quartos e suites, com todas as comodidades de uma unidade de luxo. Cada um dos três pisos de quartos do hotel celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Complexo da Vista Alegre recebeu a campanha "A Europa na minha Região 2017”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html