Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Peixes e Mariscos de Bordallo Pinheiro renascem numa surpreendente coleção: 22 moldes originais de Rafael Bordallo Pinheiro reeditados numa vibrante coleção com o selo “Arte Bordallo”
sexta-feira, 24 de março de 2017 Publicado por Unknown

É unânime que Rafael Bordallo Pinheiro foi um artista multifacetado e um intelectual com muito “sangue na guelra”. Num tributo ao seu génio e ao seu legado visionário enquanto ceramista, as Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, empresa centenária detida pelo Grupo Visabeira, acabam de apresentar ao mundo, nas principais feiras internacionais do setor, uma surpreendente e vibrante coleção de 22 peixes e mariscos, que faz renascer, em pleno século XXI, a fervilhante criatividade de inspiração naturalista do seu fundador.

Peixes & Mariscos by Bordallo é uma coleção com o selo “Arte Bordallo” (reservado a peças originalmente desenhadas por Rafael Bordallo Pinheiro) que chega este mês a às lojas nacionais da Bordallo Pinheiro e da Vista Alegre, à loja online da marca centenária (www.bordallopinheiro.com), aos corners da marca no El Corte Inglés e ainda em pontos de venda autorizados.

É impossível ficar indiferente à “peixaria” bordalliana – do goraz ao carapau, do percebe à amêijoa, do bacalhau ao charroco, da santola ao caranguejo, da sardinha ao popular carapau, a riqueza escultural de cada uma das peças da coleção, e o incrível rigor na paleta e na aplicação das cores cerâmicas por parte dos artesãos das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, transportam-nos de imediato para o universo mágico que Rafael Bordallo Pinheiro deixou em legado ao país e ao mundo.

Foi durante a sua fase criativa profundamente naturalista Bordallo Pinheiro produziu uma grande variedade de peixes e mariscos em cerâmica, incluindo sardinhas, enguias, caranguejos, santolas, lagostas, bacalhaus e bivalves, que “invadiram” a sua obra cerâmica, no final do século XIX, aplicados em alcofas, canastras, pratos gigantes, jarrões e potes. Muitos destes habitantes dos mares e rios portugueses são agora relançados na coleção Peixes & Mariscos by Bordallo.

A coleção Peixes & Mariscos by Bordallo é complementada por deliciosos pormenores – cada um dos 22 peixes e mariscos segue, da fábrica das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro nas Caldas da Rainha, embrulhado em papel de bolha, numa reminiscência à tradicional e secular conservação do pescado em gelo.

Chegadas ao ponto de venda, as peças Bordallo Pinheiro são cuidadosamente embrulhadas num papel de jornal especialmente concebido para esta coleção, onde a fotografia de Rafael Bordallo Pinheiro, de monóculo, sorri para o freguês e evoca o antigo e muito português ritual de compra de peixe nos mercados tradicionais.

O logótipo e folheto da coleção, trilingue (português, castelhano e inglês), foi concebido pela Bang Bang Agency – agência de publicidade, design e comunicação portuguesa, premiada pelo trabalho de packaging da embalagem de duas sardinhas da coleção “Sardinha by Bordallo”, sendo igualmente responsável pela campanha publicitária e pela conceção do catálogo gift da Vista Alegre. O folheto inclui a descrição de cada um dos peixes e mariscos que intregram a coleção Peixes & Mariscos by Bordallo, uma ilustração alusiva, um ditado popular referente a cada um deles, e ainda uma receita portuguesa, para preparar os pescados e/ ou mariscos.

As peças da coleção Peixes & Mariscos by Bordallo têm preços de venda ao público desde os €12 (bivalves) e os €143 (lagosta).

Saiba mais em: www.bordallopinheiro.com e em www.facebook.com/bordallopinheiro

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Peixes e Mariscos de Bordallo Pinheiro renascem numa surpreendente coleção: 22 moldes originais de Rafael Bordallo Pinheiro reeditados numa vibrante coleção com o selo “Arte Bordallo”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html