Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: Abate de Árvores em Fim de Ciclo de Vida e em Risco de Queda
terça-feira, 14 de março de 2017 Publicado por Unknown

No seguimento da reunião do Conselho Municipal de Segurança do Marco de Canaveses, decorrida no dia de hoje, 13 de março de 2017, e tendo em consideração algumas notícias que surgiram nas redes sociais sobre o abate de árvores no Município, o Presidente da Câmara Municipal informou o seguinte:

A Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal do Marco de Canaveses definiu uma estratégia proactiva no estudo e caraterização das árvores que se inserem num quadro de fim de ciclo de vida e de potencial risco, procurando desta forma minimizar e eliminar todos os focos de perigo que estas árvores comportam.

Procurando-se,  igualmente,  dar uma resposta afirmativa a  algumas  preocupações manifestadas pelas Juntas de Freguesia e pela população, no que concerne às árvores em risco de queda, no espaço público.

Neste sentido, foi criado um grupo de trabalho com os Técnicos Superiores do Município, Eng.º José Alberto e o Eng.º Nuno Barroso, que percorreram as diversas vias públicas, edifícios e espaços  municipais,  para  avaliar,  analisar  e  caraterizar  as  árvores  que  se  encontram  em situação de risco.

A metodologia de trabalho de avaliação e análise contemplou os seguintes itens:

·         Diagnóstico de campo e avaliação visual

·         Identificação da espécie, diâmetro e georreferenciação.

·         Marcação com recurso a spray fluorescente das árvores classificadas para abate.

Para tal, foi desenvolvido um procedimento de Hasta Pública para a realização dos trabalhos por empresas especializadas.

As 4 tílias em questão, localizadas na via pública, na Rua Almeida Peres, em Rio de Galinhas – freguesia do Marco, foram identificadas na categoria para  Abate, atendendo às condições biofísicas e fitossanitárias que as mesmas apresentavam, não justificando qualquer outra atuação. Junta-se, para o efeito, algumas fotografias que são bem elucidativas do estado sanitário das referidas árvores.

Refira-se  que,  o  estudo  em  causa  foi  desenvolvido  devido  à  necessidade  de  promover  e garantir a segurança de pessoas e bens, nomeadamente quanto à prevenção de perigos resultantes da presença de árvores de grande porte no domínio público, atenta às responsabilidades do Município consagradas na legislação.

Mais se informa que, ainda no passado mês de Dezembro a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, em parceria com a Universidade do Porto, procedeu à plantação de cerca de 1000 árvores no concelho. Plantação que veio reforçar as cerca de 2500 árvores que a Câmara plantou  nos  últimos  anos,  nomeadamente  as  seguintes  espécies:  Quercus  rubra;  Populus nigra; Morus Alba; Grevillea robusta; Cercis siliquastrum; Ligustrum japonicum; 3 Liquidambar styraciflua;, Bétulas, Pinheiros Mansos, Lodos e Acer.

Tem sido esta a política do Município, sob liderança do actual Presidente Manuel Moreira, investir no ambiente em várias das suas valências, na educação ambiental (veja-se as mais de
30 Eco-escolas do Concelho), defendendo sempre o binómio desenvolvimento/ambiente.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Marco de Canaveses: Abate de Árvores em Fim de Ciclo de Vida e em Risco de Queda"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html