Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Marco de Canaveses: Exposição "Na Luz... dos presépios às aparições" patente no Espaço Arte até 31 de Dezembro
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 Publicado por Unknown

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, inaugurou no pretérito dia 28 de Novembro a exposição "Na Luz... dos presépios às aparições", constituída por 35 presépios da autoria de Virgínia Estorninho. As representações da natividade elaboradas por esta artista plástica autodidata têm proporções variadas, sendo que Virgínia Estorninho já produziu «mais de 300 presépios e todos diferentes, sempre únicos e com uma interpretação muito pessoal tendo obviamente a preocupação de realizar uma prévia investigação histórica dessas representações», explicou a autora.

Referência, nesta exposição, para a imagem de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho «que fiz especialmente para esta mostra, uma vez que nos encontramos no Marco de Canaveses e sabendo que é uma santa que traz muitos devotos até ao Castelinho, e que tenho o gosto de oferecer ao Museu Municipal Carmen Miranda», disse a artista plástica Virgínia Estorninho enquanto explicava aos presentes como foi construindo as obras expostas e a motivação que lhes esteve na origem.

Maria Virgínia Estorninho nasceu no dia 6 de maio de 1944, em Souropires, Pinhel. Desde cedo sentiu fascínio pela escultura e, juntamente com os irmãos, familiarizou-se com a técnica de esculpir representações figurativas, nomeadamente figuras de presépio.

Iniciou-se na escultura da madeira, conseguindo transformar o tosco em delicadas peças simbólicas de situações bíblicas. Por impossibilidade física de trabalhar a madeira, a artista começou então a modelar porcelana fria, produzindo trabalhos artísticos singulares, igualmente no âmbito do sagrado
Com uma vida profissional e social bastante preenchida e repartida entre o seu trabalho como como autarca e sindicalista e as atividades associativas e o teatro, Virgínia Estorninho usou inicialmente a sua arte como forma de presentear familiares e amigos.

Incentivada por amigos e pelo Mestre Francisco Simões, Virgínia Estorninho realizou a sua primeira exposição em Azambuja, em 2000, à qual se seguiram muitas outras.

A artista tem obras em alguns museus portugueses, nomeadamente no Museu Sebastião Arenque, em Azambuja; no Museu Municipal de Almeida; no Museu de Arte Sacra de Pombal; no Museu de Arte Sacra, em Chaves; na Casa Museu Teixeira Lopes, em Gaia e na Casa da Cultura de Meda. Os seus trabalhos estão também representados em diversas coleções particulares, em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos da América.

O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, felicitou a artista «de quem sou amigo há 40 anos, pelo seu inegável talento e por ter partilhado com os marcoenses e a quem nos visita, esta belíssima exposição de presépios. Trabalhos delicados e singulares, nos quais a Virgínia Estorninho consegue representar, de forma peculiar e colorida, as figuras que tradicionalmente estão representadas no presépio. De facto, não podíamos pedir uma mostra mais adequada à quadra festiva que estamos a celebrar e que tanto significado carrega. Ora, o meu convite é que visitem esta exposição e que encontrem aqui até um dos presentes a oferecer neste Natal».
A exposição "Na Luz... dos presépios às aparições" está patente no Espaço Arte – Museu Municipal Carmen Miranda, até 31 de Dezembro de 2014.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Marco de Canaveses: Exposição "Na Luz... dos presépios às aparições" patente no Espaço Arte até 31 de Dezembro"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html