Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defendeu em Itália mais meios para regiões fora dos grandes centros
terça-feira, 15 de julho de 2014 Publicado por Unknown

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, defendeu no dia 10 de julho, numa reunião da Comissão de Coesão Territorial do Comité das Regiões da União Europeia, a necessidade de, a par dos investimentos nas redes transeuropeias de transportes, canalizar mais fundos comunitários para as ligações nos territórios mais isolados e com menor densidade populacional. O autarca participou num encontro em Fabriano, em Itália, onde teve a responsabilidade de ser contra relator no parecer "A mobilidade em regiões que enfrentam dificuldades geográficas e demográficas".

No parecer conclui-se ser "fundamental" criar "uma malha mais fina" de ligações entre os meios rurais e urbanos e, destes, para o centro da Europa. "A melhoria das ligações dos transportes, tanto no interior das regiões que enfrentam dificuldades como entre estas e o resto da União Europeia, deveria ser uma componente essencial quer da política de coesão da Europa, quer das suas políticas de mobilidade", afirmou José Luís Carneiro. O autarca baionense realçou que só investindo na mobilidade destas regiões se constrói uma rede de acessibilidades à saúde, justiça, educação e cultura, criando coesão social e justiça territorial.

José Luís Carneiro lembrou ainda a importância de juntar vários fundos numa "ação global" de investimento territorial local, regional, nacional e europeu. "Onde não existem regiões, a decisão relativa às prioridades de investimento dependem da Administração Central. Seria importante instituir um canal legislativo europeu em linha com o modelo de governação multinível que possibilitasse às entidades locais a candidatura direta a esses apoios", salientou. Na sua opinião, a política de mobilidade deve ainda promover a utilização e valorização de recursos energéticos renováveis.

A COTER determinou ainda a elaboração de um livro verde para "dar eficácia política" às recomendações dos autarcas e diagnosticar os territórios com problemas demográficos, estabelecer planos de ação e alocar fundos europeus.

O parecer será submetido a votação em reunião plenária do Comité das Regiões agendada para 06 a 08 de outubro.

O Comité das Regiões foi criado em 1994 pelo Tratado da UE sendo, atualmente, composto por 344 membros efetivos, 12 deles portugueses.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defendeu em Itália mais meios para regiões fora dos grandes centros"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html