Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Festa das Cavacas alia-se a fim de semana gastronómico em Resende: Certame realiza-se no dia 30 de março
sexta-feira, 21 de março de 2014 Publicado por Unknown

No dia 30 de março, o Município de Resende organiza mais uma edição da Festa das Cavacas, no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos. Aliado a este evento está também o Fim de Semana Gastronómico. A altura ideal para se deixar envolver pelos sabores de Resende, comprovar por si mesmo a qualidade do doce da região e perceber o porquê da sua fama. 

Os festejos começam no dia 29, pelas 21h30, com a inauguração da exposição “Doce Alquimia” seguida da atuação do grupo “Douro Fado”. Por sua vez, no dia 30, pelas 11h00 é a abertura oficial da festa na qual produtores do concelho, com stands de venda próprios vendem e dão a provar as cavacas por vezes acompanhadas com vinhos de produtores, também da região. A animação musical está a cargo do grupo de bombos “Bons Mouros”, do Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere, do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus e da Orquestra da Academia de Música de Resende.
Novidade este ano é o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”. Este visa premiar o produtor que se distinguir com a melhor confeção do doce regional daquele certame. O vencedor é anunciado às 17h30, hora em que são entregues os certificados de participação. O encerramento da feira está previsto para as 18 horas.

Tal como no ano anterior, quem quiser aproveitar para contemplar a bela paisagem que o Douro oferece pode deslocar-se até Resende de comboio, saindo na Estação de Aregos, onde a Barca o aguarda para fazer a travessia, gratuitamente, pelo rio até à festa. Durante o fim de semana, os visitantes poderão usufruir, ainda, das Termas de Caldas de Aregos, onde poderão desfrutar da piscina termal, banho turco e ginásio, gratuitamente, bastando para isso marcar previamente através do seguinte contacto: 254875259.

Como já foi referido, paralelamente à Festa das Cavacas ocorre o Fim de Semana Gastronómico, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal. Esta iniciativa oferece um desconto de 10% nas refeições de anho assado e arroz do forno, comida tradicional de Resende, a começar no jantar de sexta-feira e a terminar no almoço de domingo, nos seguintes restaurantes: “Delícia do Douro”, “Bengalas”, “Gentleman” e “Douro à Vista” na vila de Resende e “Douro Park Hotel” e “Restaurante das Caldas” em Aregos. Há ainda um desconto de 15% em alojamento nas noites de sexta e sábado no “Douro Park Hotel” e “Vald’ Aregos- Turismo Rural”. 

Para quem deseja conhecer melhor o concelho, sugerimos uma visita ao Museu Municipal que vai estar aberto no sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e domingo das 10h00 às 13h00. Uma boa oportunidade para conhecer o espólio etnográfico, que caracteriza os usos e costumes da nossa região, o núcleo arqueológico, composto por um conjunto de materiais desde a pré-história aos nossos dias. a sala de exposição permanente “Edgar Cardoso, Pontes no Douro”, ilustre engenheiro que criou laços afectivos com Resende e o Douro e a sala de exposições temporárias onde está patente a exposição “10+5 Artista do Agora”, que reúne arte mista desde pintura, cerâmica e escultura, com obras de 10 artistas portugueses e 5 estrangeiros.

As cavacas são bastante apelativas para visitar Resende. Aliá-las à degustação do anho assado com arroz de forno e passeios de barco gratuitos enquanto desfruta de toda a beleza da região é, mais do que uma tentação, um fim de semana imperdível. 

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Festa das Cavacas alia-se a fim de semana gastronómico em Resende: Certame realiza-se no dia 30 de março"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html