Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Ilídia Almeida: «A Educação Física e o Autismo»
sábado, 9 de novembro de 2013 Publicado por Unknown

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometido em todas as três áreas de interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo (OMS, 2000).

Para Gorla (2001), a fim de que as crianças com autismo não permaneçam com dificuldades cognitivas, afetivas, psicomotoras e de interação é necessária uma intervenção o mais cedo possível. Sendo a Educação Física capaz de colaborar com a melhoria de suas habilidades motoras e suas habilidades da vida diária (HENDERSON, 1992 apud GORLA, 2001).

A Atividade Física promove autonomia, une a parte motora e cognitiva, proporciona condicionamento físico, gasta calorias; e tudo isso através de um trabalho lúdico.

Além da coordenação motora, desenvolve também a noção de tempo e espaço, estimulando assim o cérebro. Reduz a ansiedade, melhora o humor, a confiança e eleva a auto-estima.

As principais mudanças observadas em crianças e jovens com autismo, com a regularidade da prática da Atividade Física, são obedecer comandos simples; a autonomia é um dos focos principais, mas também aperfeiçoa a comunicação e a coordenação motora, ajudando pessoas com autismo e suas famílias a um convívio social mais independente e de melhor qualidade de interação.

Segundo Falkenbach et al (2010), é de salientar que não basta planear as aulas com os materiais necessários e local adequado, o professor deve ter boa desenvoltura de estratégias para que possa intervir levando em consideração possíveis e necessárias adaptações durante um projecto e/ou uma aula previamente planeada. Sendo além de professor, um companheiro apto a ajudar a criança a superar as suas dificuldades.
Profª Ilídia Almeida

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Ilídia Almeida: «A Educação Física e o Autismo»"

  1. Com posso conseguir as referências do artigo da Professora Ilídia?

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html