Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Ministro da Defesa preside a comemorações do Dia do Exército em Lamego
quarta-feira, 23 de outubro de 2013 Publicado por Unknown

As comemorações oficiais do Dia do Exército vão ser este ano, pela primeira vez, centradas na cidade de Lamego, sob o lema “Sentir no Exército a Pátria que sempre fomos”. A realização de uma grande Parada Militar no Largo da Feira, com a participação de cerca de 600 militares e meios mecanizados, constitui o ponto alto destas celebrações, que contará com a presença do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco. O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, acredita que este evento vai “vincar a ligação umbilical que os lamecenses mantêm com o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) e com a vida militar, desde quase há dois séculos”.

Num quadro de contenção orçamental, serão promovidas, de 25 a 27 de outubro, diversas iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa, orientadas pelos “princípios da elevação, dignidade, profissionalismo e tradição, que são timbre do Exército Português”. Na vertente religiosa, a Sé Catedral de Lamego acolhe uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio, transmitida em direto pela RTP1.

As atividades que constam no programa geral de comemorações do Dia do Exército português são de acesso gratuito e vão passar por diversos locais da cidade: Museu de Lamego, Teatro Ribeiro Conceição, Av. Dr. Alfredo de Sousa, Largo da Feira e Sé de Lamego. Francisco Lopes realça que o Estado Maior do Exército selecionou esta cidade como sede das comemorações devido às excelentes condições que a emblemática Av. Dr. Alfredo de Sousa e o Largo da Feira, situado junto do Centro Multiusos, oferecem agora para a realização de grandes eventos ao ar livre, após a conclusão das obras de requalificação e modernização deste espaço público.

Com o objetivo de reforçar os laços de cooperação com a comunidade envolvente, o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), instituição que forma os conhecidos “rangers”, aproveitará esta ocasião para dar a conhecer a realidade das atividades de natureza militar que desenvolve ao longo do ano, nomeadamente as suas capacidades, valências e meios.

Um dos argumentos mais fortes para a escolha da cidade da Lamego é, precisamente, o facto do CTOE ser uma unidade de elite do exército português, com um dispositivo militar considerável estacionado, para além de existirem dois regimentos de infantaria bastante próximos, sedeados em Vila Real e Viseu. Esta proximidade permite uma rápida e económica mobilização de tropas, alojamento e logística, pelo que estas comemorações deverão alcançar uma grande projeção nacional a custos reduzidos.

O Exército Português comemora o seu dia festivo a 24 de outubro, data em que se celebra a Tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército. Para assinalar a efeméride, a instituição promove todos os anos um conjunto de ações comemorativas que visam evocar os seus valores, bem como as suas capacidades e valências, junto da população. Em Lamego, está prevista a mobilização de centenas de militares, vindos de quartéis de todo o país, que divulgarão o papel do Exército na defesa militar da República.

PROGRAMA COMPLETO
25 a 27 de outubro
Exposição de Materiais e Equipamentos
Av. Dr. Alfredo de Sousa

25 de outubro
15h - Atividades Escolares e Académicas Casa do Poço (Museu Diocesano)
17h - Apresentação de livro sobre Grande Guerra Casa do Poço (Museu Diocesano)

26 de outubro
16h - Demonstração de Capacidades
Av. Dr. Alfredo de Sousa

21h30 - Concerto Banda Sinfónica do Exército
Teatro Ribeiro Conceição

27 de outubro
10h - Missa de Ação de Graças e Sufrágio Sé Catedral de Lamego

12h - Cerimónia Militar
Largo da Feira

29 de outubro

15h - Apresentação de livro sobre Guerra do Ultramar Museu de Lamego

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Ministro da Defesa preside a comemorações do Dia do Exército em Lamego"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html