Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Os idosos e a Actividade Física
segunda-feira, 4 de março de 2013 Publicado por Unknown

Embora não volte a ter outra vez 25 anos, pode melhorar o seu aspecto físico, a sua saúde e a sua energia. A fórmula é simples. Mude o seu estilo de vida de quatro maneiras, procurando:

1. Ser mais saudável e magro;
2. Ser fisicamente mais activo;
3. Mudar o tipo de alimentação;
4. E, aprender a relaxar.

Com o avançar da idade diminui a qualidade total da actividade física por parte dos idosos, o que contribui para uma concomitante quebra de capacidade funcional.

Esta mais que comprovado que os idosos obtém benéficos de prática de actividade física regular tanto quanto os jovens. Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afectividade, aumentando a socialização. Pode melhorar a qualidade do sono, reduzir o estado de tensão, aumentar o controlo muscular, a capacidade cardiovascular e pulmonar, a força e a resistência e ajudar a controlar a obesidade.

Segundo Nunes, L. (1999), a actividade física é também essencial para preservar a estrutura óssea, sendo um dos aspectos fundamentais na prevenção de fracturas por osteoporose.

Antes de iniciar qualquer programa de exercício físico, o indivíduo deve consultar um médico, que lhe fará um exame cuidadoso e caso não haja contra-indicações, poderá então ser-lhe prescrito um programa de actividade física, como por exemplo: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.

O indivíduo nunca é demasiado velho para praticar desporto de uma forma adaptada à sua idade. Cada idoso pode e deve conservar um pouco de alegria no movimento e prazer no esforço, independentemente da sua idade.
Mellerowicz

Profª Ilídia Almeida

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Os idosos e a Actividade Física"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html