Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Temática do Envelhecimento debatida em Castro Daire
sexta-feira, 12 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

O Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire recebeu as Jornadas sobre “Envelhecimento Ativo” que se realizaram no passado dia 10 de outubro.

Estas Jornadas foram promovidas pelo CLAS (Concelho Local de Ação Social) de Castro Daire com a colaboração de diversos parceiros.

A Sessão de Abertura destas Jornadas contou com a presença além do Anfitrião que foi o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, o Representante da Segurança Social de Viseu, Dr. Leonel Carvalho, da Diretora Executiva da ACES Dão Lafões II, Dra. Mercês Figueiredo, da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, Dra. Conceição Barros e do Presidente do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Professor António Luís Ferreira.

Num ano em que se comemora o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e do Solidariedade entre Gerações, estas Jornadas pretenderam trazer a debate a forma como se envelhece e se vive a 3ª Idade em Portugal.

Com o Contributo de diversos oradores especialistas na área e perante uma plateia muito bem preenchida, composta por técnicos e dirigentes das IPSS, alunos da Escola de Tecnologia de Lamego, ou ainda interessados na temática, estas jornadas decorreram de uma forma muito dinâmica e participada, onde foi possível discutir e debater as diversas problemáticas que envolvem, hoje, a forma como os idosos são tratados no país, vivendo eles em suas casas ou Socialmente integrados pelas unidades existentes para o efeito.

A grande adesão que se verificou nestas Jornadas é a prova da pertinência da temática e da noção que técnicos e instituições hoje têm do quanto é necessário adequar comportamentos e práticas à nova realidade da 3ª Idade em Portugal, para que se possa promover um envelhecimento ativo e dotar os mais idosos de qualidade de vida nesta etapa delicada da sua existência.

Exaltando as boas práticas existentes no país, desmistificando alguns clichés sobre a velhice e incentivando a uma constante adaptação aos tempos modernos, os diversos intervenientes forneceram informações e conhecimentos sobre esta realidade e sobre o trabalho que há a fazer, para que os idosos em Portugal se sintam cada vez mais válidos e integrados na Sociedade, dando-lhes o destaque que eles efetivamente merecem.

Outra das temáticas debatidas foi o da solidariedade intergeracional, sendo salientado o papel preponderante que os mais novos e a população ativa têm no objetivo de fazer sentir mais úteis os idosos.

Num país e especialmente numa região onde o envelhecimento da população é um fator preocupante e que se intensifica a cada dia, urge alertar os agentes sociais e toda a população para a importância desta temática, fomentando novos ensinamentos e novas práticas que minimizem as consequências inerentes à perda de faculdades e competências normalmente associadas à 3ª idade.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Temática do Envelhecimento debatida em Castro Daire"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html