Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio Promoveu Desfile de Vindimas: Cortejo percorreu ruas de Mesão Frio
terça-feira, 18 de setembro de 2012 Publicado por Unknown

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio promoveu, no passado dia 14 de setembro, o quarto Desfile de Vindimas. A iniciativa contou com a participação de crianças, idosos e funcionários da única Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, abrangendo ainda, a participação dos utentes do Projeto “3 Saberes” – Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS). O desfile percorreu as ruas de Mesão Frio e no final, houve ainda, um momento musical abrilhantado pelo grupo “Capa Negra.”

O Desfile de Vindimas, constituído por seis carros alegóricos e acompanhado pelo Grupo “O Arrais do Douro”, decorreu pelas 20 horas, onde foram repercutidas as diferentes etapas das vindimas. O cortejo teve início na Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio passando pelo Largo da Independência, pela Rua Sampaio Moreira, até à Avenida Conselheiro José Maria Alpoim. O desfile continuou ainda, pelo Largo do Cruzeiro, regressando à Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, tendo terminado na Avenida Dr. Domingos Monteiro em frente à Santa Casa da Misericórdia.

Pelas 21h30, subiu ao palco o grupo musical oriundo de Cinfães, “Capa Negra” que, atuou no recinto da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio. A diretora da instituição, Verónica Branco, referiu que, o objetivo principal do cortejo foi “promover a tradição das vindimas e mostrar como era antigamente o processo da vindima.”

Isidro Inácio, residente em Mesão Frio, afirmou que gostou bastante do desfile: “gostei bastante do cortejo, porque gosto de ouvir cantar as cantigas populares e as modas antigas do meu tempo. O passado das vindimas estava muito bem retratado. É a tradição da nossa terra. Tenho visto o cortejo das vindimas todos os anos e tenho gostado bastante.”

Maria do Rosário, que também assistiu ao desfile, destacou que é importante não deixar expirar a tradição: “é importante que não morra este tipo de tradição e sobretudo, que seja transmitida às crianças, porque acho que é determinante destacar os costumes da nossa região, estamos na Região Demarcada do Douro e é importante celebrar a história da principal atividade económica do concelho .”

A iniciativa contou com o apoio na cedência de alguns adereços alegóricos e todos os carros que participaram no cortejo, ilustraram as várias etapas das vindimas.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio Promoveu Desfile de Vindimas: Cortejo percorreu ruas de Mesão Frio "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html