Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «Na educação: governo zero»
sexta-feira, 20 de julho de 2012 Publicado por Unknown


Acácio Pinto
Deputado do PS

Já não restam dúvidas sobre os objetivos das políticas na área da educação que este governo de direita tem vindo a tomar ao longo deste ano de governação. Aliás, o seu efeito está aí e está a ser conhecido da forma mais trágica e mais crua para milhares e milhares de professores que, de um momento para o outro, se veem confrontados com a perda de horário na sua escola, se veem confrontados com os designados horários zero.

E, por efeito dominó, teremos igualmente milhares de contratados, muitos deles há mais de uma década, a servirem portanto anualmente o sistema, que não encontrarão colocação e, assim, engrossarão a coluna dos desempregados.

Este é, pois, o resultado da “fórmula Crato”. O resultado de uma política que minuciosamente tem vindo a ser implementada: acabando com a Formação cívica, reduzindo as expressões e as tecnologias e as artes à ínfima espécie, aumentando o número de alunos por turma, “matando” as novas oportunidades, e o ensino de adultos que tentam implementar não tem qualquer hipótese de o ser em todo o território nacional face às condições exigidas para constituir uma turma.

E, face a tudo isto, o que faz Nuno Crato e os seus “ajudantes”? Não, não olham de frente o problema, não dizem as suas projeções, refugiam-se em complexidades do sistema para se esquivarem. Não digo que esfreguem as mãos de contentes, mas todas estas políticas têm uma forte componente ideológica. Uma componente que visa conferir ao saber e ao saber e a mais saber o centro de todo o sistema, sem se preocupar com o saber fazer, saber ser e estar, com a diferença, com a integração, com o ensino especial e com uma escola que tenha resposta para todos.

Porém, chegou a hora H. Não há mais fugas. As escolas lançaram os horários zero nas plataformas e eles são aos milhares. Os pais estão em desespero, os professores estão à beira de um ataque de nervos, os alunos estão inseguros… enfim, um cocktail explosivo que Crato, pedra a pedra, foi construindo e que vai explodir a curto prazo.

Se é bem verdade que Crato não implodiu o ministério da educação, como disse que era necessário, uma coisa é certa, ele está a implodir a escola pública e o serviço público de educação sem quaisquer escrúpulos. O desrespeito para com os demais atores educativos e para com as diretivas nacionais e internacionais é completo e começamos, até, a assistir a decisões judiciais e a recomendações do provedor de justiça que não deixam dúvidas sobre o rumo errado que está a ser seguido.

Tantos milhares de horários zero, só de um governo zero e de um ministro zero. Temos que mudar de rumo.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Acácio Pinto: «Na educação: governo zero»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html