Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Apresentação dos Projectos LIFE+ Higro e Écotono em Castro Daire
segunda-feira, 28 de maio de 2012 Publicado por Unknown

A Quercus e o Município de Castro Daire organizaram no dia 26 de Maio, em Castro Daire, uma acção de apresentação dos Projectos LIFE+ "Higro - Acções Demonstrativas para a Conservação de Habitats de Montanha no Norte de Portugal" e "Écotono - Gestão de Habitats Ripícolas para a Conservação de Invertebrados Ameaçados".

Este evento integrou-se nas comemorações oficiais dos 20 anos do Programa LIFE da Comissão Europeia.

Durante a manhã realizou-se uma visita de campo no Rio Paiva, com observação do habitat prioritário “Florestas aluviais de Alnus glutinosa (Amieiro) e Fraxinus elcersior (Freixo)” e apresentação relativa à conservação de libélulas e náiades.

Da parte da tarde foi apresentado o projecto HIGRO, que tem como objectivo definir uma metodologia para a recuperação e a conservação activa de dois habitats prioritários da Rede Natura 2000: os urzais-tojais (Charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix) e os cervunais higrófilos (Formações herbáceas de Nardus, ricas em espécies e em substratos siliciosos).

Para verificar quais os métodos que melhor promovem a diversidade de plantas raras (genciana-de-turfeiras) (e.g. Gentiana pneumonanthe) e invertebrados ameaçados (borboleta-azul) (e.g. Maculinea alcon), serão executadas várias acções: controle da vegetação arbustiva e herbácea, restauro da hidrologia natural, instalação de pequenas vedações amovíveis e promoção do pastoreio de percurso.

Estiveram presentes nesta visita de campo algumas dezenas de participantes que puderam ver in loca a riqueza da fauna e flora da Serra de Montemuro e toda a região envolvente.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Apresentação dos Projectos LIFE+ Higro e Écotono em Castro Daire"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html